Em praticamente 90% das conversas que tenho com nossos clientes, organizadores de desafios virtuais, percebo o quanto é natural o surgimento de dúvidas sobre como economizar no frete. Pois, esse é sim um dos maiores desafios, não só dos organizadores que pretendem iniciar em um projeto de desafio virtual, mas também uma questão de todo o mercado de varejo nacional online.
Pensando nesta dor, gostaria de compartilhar e complementar este artigo publicado no Blog Melhor Envio e imagino que vocês gostariam de saber um pouco mais sobre como usar o frete para vender mais e reduzir a taxa de desistência de compra.
Segundo as pesquisas do E-commerce Trends realizadas em 2017 e 2018 pela @rockcontent, a maior da América Latina em Marketing de Conteúdo, o frete é um dos principais obstáculos apontados com mais de 60% das desistências em carrinhos de compra, representando uma grande dor de parte dos varejistas, e não poderia ser diferente com este novo mercado de eventos virtuais emergindo em decorrência da pandemia de Covid-19.
Diante destes dados, a pergunta é: o que é preciso fazer para que o frete se torne um diferencial?
Bem, para começar você precisa enxergá-lo como parte do seu planejamento de marketing e não como um problema a ser resolvido, como frequentemente tenho acompanhado em discursos de alguns clientes Ticket Agora.
Portanto, compartilho a seguir 5 sugestões para que você aprimore este método em seu discurso de vendas e marketing:
1) Ofereça opções variadas de envio
Antes de tudo, é essencial saber que seu cliente quer ter a liberdade de escolher o frete que mais se adequa às suas necessidades, levando em consideração valor e, o mais importante, o prazo.
Portanto, o primeiro passo para reduzir a taxa de abandono de carrinho é oferecer opções variadas de envio, como exemplo o frete do tipo fixo em regiões próximas, utilizando bloqueio de CEPs que não sejam interessantes devido ao custo do envio.
2) Transforme o frete em seu aliado do marketing
Como eu já falei, alinhar o marketing ao frete é fundamental! Portanto, crie campanhas com combos de kits, produtos adicionais ou valores mínimos para garantir ao participante o frete grátis. Assim, seu ticket médio aumenta e você consegue embutir o valor do envio.
3) Trabalhe com parceiros e pontos de retirada
Outra técnica bem simples para reduzir o abandono de carrinho é oferecer a opção de retirada em pontos físicos, opção esta, que você também pode utilizar como uma fonte para atrair patrocinadores de seus eventos virtuais, diversificando locais e regiões, por exemplo.
4) Venda combos de inscrições
Incluir diferenciais como, por exemplo, a cada 3 inscrições o frete sair de graça é um bom argumento para criar engajamento e diferencial utilizando o frete como apoio. Para isso a plataforma oferece esta possibilidade em suas funcionalidades.
5) Ofereça fretes mais baratos
A quinta e última prática parece óbvia, mas não é: ofereça fretes mais baratos. E sabe por que eu digo que não é tão óbvio assim?
Porque milhões de empreendedores sofrem com o frete pelo Brasil afora, mas só uma parte sabe que pode contar com um desconto de até 75% com o Melhor Envio sem pagar mensalidades e sem ter um limite mínimo de envios.
Agora um spoiler para você:
Em breve esta solução estará disponível e poderá ser integrada pelo sistema Ticket Agora, então, já se antecipe e faça seu cadastro no Melhor Envio para começar a baratear os fretes de seus desafios virtuais.
Por: Caio Carvalho | Diretor de vendas Ticket Agora
Fontes:
Blog Melhor Envio – https://blog.melhorenvio.com.br
Blog RockContent – https://rockcontent.com/br/blog