Tempo de leitura: 4 minutos

4 tendências para você evoluir na organização de eventos esportivos

Samir Ferrari
Samir Ferrari
22 de agosto de 2019
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Tempo de leitura: 4 minutos

Por aqui, já compartilhamos diversos conteúdos de como foi o T.A. Summit 2019, o primeiro evento para organizadores de eventos esportivos do Brasil. Um verdadeiro marco para quem pertence a essa indústria. Desde que faço parte deste mercado (entrei em 2013), nunca tinha presenciado algo do tipo.

Mas vamos direto ao que interessa, aproveitamos esse espaço e esse momento para questionar os organizadores: “Qual o próximo passo da sua evolução?”

1 – Captar mais patrocínios

Durante o evento, tivemos o painel sobre captação de patrocínios, com a presença do Eduardo Oliveira, gerente de marketing da Mizuno que pontuou informações estratégicas para que organizadores possam abordar e terem mais sucesso com as marcas.

O debate parece ter refletido instantaneamente no resultado da pesquisa que fizemos.

A maioria dos organizadores entendem o atual cenário da indústria e a concentração de poucas marcas investindo em poucos eventos, quase que sempre nos mesmos.  E pretendem evoluir com novas estratégias para captação de recursos para seus eventos.

2 –  Vender mais inscrições

Não só de patrocínio vive um evento, é sim necessário focar no participante e na receita que o público gera para viabilizar sua realização.

Se hoje a concorrência já é acirrada, prepare-se pois vai ficar mais ainda. Se quiser seus próximos eventos cheios, é hora de revisitar seu produto (evento), reveja as distâncias, se cabe aumentar, diminuir ou criar novas categorias, revise seus kits, seu plano de comunicação, sua identidade visual.

É necessário fazer diferente para obter resultados diferentes.

3 – Controle de custos

Nosso CEO – Daniel Krutman, compartilhou em sua palestra um dado muito interessante sobre o “ciclo de vida” do organizador de eventos esportivos no Brasil, sabemos que 42,87% dos organizadores entre 2015 e 2019 não existem mais, e 7% duram por apenas um ano, e isso está muito atrelado ao perfil de muitos organizadores serem “apenas” apaixonados pelo esporte ou pelo ambiente de um evento, o chamado aventureiro.

Apesar de parecer óbvio, essa é uma tendência para o mercado e um comportamento que fortalece a capacidade do organizador, refletindo na estrutura e na experiência que proporciona. 

Controlar o seu fluxo de caixa te dá mais margem para negociar com fornecedores, antecipar produção de materiais, como kits, dando mais visibilidade para o seus evento e, com certeza, fará a diferença para os seus próximos eventos

4 – Mais tecnologia

Um evento é feito de experiências, e o mercado de eventos esportivos já é uma experiência pronta, mesmo assim os organizadores concordam e pretendem deixar essa experiência o mais tecnológica possível, nos mínimos detalhes.

Já temos em alguns eventos uma pequena demonstração disso, desde a tecnologia nos tecidos dos kits, processos de inscrição, como a nossa plataforma Ticket Agora, números de peito ou nos sistemas de cronometragem.

Alguns processos ainda precisam evoluir como automação de toda comunicação dos eventos, produção e montagem e ativações/atrações mais digitais.

Confira o resultado da pesquisa sobre percepção de marcas em eventos esportivos. Material completo para te ajudar na captação de patrocinadores para os seus eventos.

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