Estudar tendências de mercado é exercício fundamental em períodos de planejamento.
Ao final de cada ano, instituições compartilham relatórios sobre o que deve pautar discussões e ser foco do mundo nos próximos tempos.
Nós, aqui no Ticket Agora, estudamos esses reports de tendências com olhar especial para os eventos esportivos.
Segue aqui nossa lista, com o que vai transformar nosso mercado em 2021.
1. Consolidação de eventos híbridos
2020 vimos a emersão de eventos virtuais. Mas ainda há uma transformação importante: sob a mesma marca haverá eventos presenciais e virtuais, muitas vezes no mesmo dia e horário. É uma estratégia eficiente de capilaridade e deve vir com força em 2021.
2. Serviços drive-in
Vimos eventos drive-in, compras drive-in, experiências drive-in. Esta tendência deve chegar para complementar os eventos esportivos: retiradas de kits drive-in, aulas drive-in (as pessoas saem do carro), experiências em estacionamento, brindes para carro.
3. Jornadas de experiências
A própria experiência de participação será mais complexa e 360 graus. Desafios preparatórios, interatividade, conteúdo e criação de comunidades pré-eventos estarão em alta.
4. Popularização de Realidade Aumentada em arenas
O acesso à tecnologia de AR está mais barato e acessível. Aplicações mobile de interação com espaços físicos é uma das tendências globais para eventos esportivos – e já sobram cases de sucesso.
5. Microsserviços delivery, kits e etc
Ainda durante a jornada – que começa na Inscrição e termina no dia do evento – haverá espaço para venda de serviços-extras aos atletas. Áreas especiais para largada, consultoria de preparação, desafios-extras, customização de kits, delivery de kits antecipadamente. Todos pagos.
6. SEO como estratégia de marketing
Eventos vão se comportar como marcas de conteúdo para solidificar presença digital. 40% de todo tráfego para compra de inscrições é via Google, trabalhar com foco em otimização de buscas nunca foi tão importante.
7. Eventos esportivos multi-organizadores
2020 mudou o paradigma de competição. A ordem agora é cooperação. Veremos eventos com mais de uma empresa organizadora, parcerias estratégicas para ganho de know-how, velocidade e capilaridade de marcas pelo país.
8. Nutrição como serviço
Além da experiência esportiva, eventos vão ajudar na educação nutricional e oferecer suplementação. Trata-se de criar picos de aprendizado sobre o tema, mas, acima de tudo, interferir positivamente na performance. Vamos ver mais isotônico, banana e gel durante percursos, por exemplo.
9. Branding ostensivo de Empresas Organizadoras
Há mais destaque para marcas de organizadores de eventos, com peso até igual aos eventos. Para os consumidores, é cada vez mais relevante quem é a empresa produtora: seus valores, representantes e fatores humanos relacionados à identidade.
10. Minimalismo de design em kits
Se 2020 seria o ano dos eventos temáticos e tribais, 2021 apresenta outras tendências mundo a fora. Menos imagens nos kits, medalhas-clean, até menores, camisetas com desenhos e marcas discretas tem mais a cara do consumo sustentável, durável.
As cores de 2021 também são representativas, amarelo e cinza foram as escolhidas pela Pantone.
11. Foto Mania
Uma das principais tendências, após um ano inteiro sem fotos novas para alimentar nosso eu-digital, é a explosão de fotos em eventos. Use a seu favor: vale encher o evento de cenografia e parcerias com empresas de fotos. Será parte da experiência principal dos atletas.
12. Co-criação com atletas
Já falamos por aqui que 2021 será o ano das pesquisas. Mas vamos mais longe. É tendência para 2021 a co-criação de produtos com consumidores. Promover votações, interagir e escutar atletas será parte importante na construção de experiências e produtos.
Bônus 2021, enfim, ano Olímpico
Sim, as Olimpíadas pularam um ano mas vão acontecer em 2021. Isso influencia muitas tendências de comportamento de consumo, e beneficia / inspira o esporte. Os jogos Olímpicos por si só não são a tendência, mas criam um monte delas. É bom ter atenção.