A Black Friday é realidade para os brasileiros e isso nós já sabemos! Por estar ganhando muito espaço entre diversos segmentos, ela se adaptou e hoje combina com todo e qualquer mercado e, pode acreditar, combina demais com o seu evento.
A data comercial acontece no dia 24 de novembro, obviamente uma sexta-feira, e a expectativa é de muito otimismo para 2017, movimentando o comércio eletrônico e o varejo a partir do inicio de novembro.
Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) em 2016 foram movimentados R$ 2,14 bilhões e para esse ano é esperado um crescimento de 20%.
Hoje separamos algumas estratégias que ajudarão a planejar a participação de seu evento na Black Friday deste ano. É uma ferramenta indispensável para gerar receita, melhorar o resultado deste ano e aumentar a velocidade de vendas de ingressos.
- Planejamento
A primeira dica talvez seja a mais importante, então anota aí!
Faça a programação da sua campanha, qual evento vai entrar na promoção, qual a porcentagem de desconto e como tudo irá funcionar.
Após essa organização inicial é hora de começar a divulgação: use todos os meios para dizer que você vai participar da Black Friday, faça posts e dispare e-mail marketing com no mínimo 20 dias de antecedência. O consumidor prepara seus gastos com antecedência, esteja nesse momento da decisão.
- Ofereça descontos relevantes
A Black Friday no Brasil acontece em sua maioria por vendas online, por isso as pessoas são bombardeadas por diversas promoções e sites de todos os tipos.
Uma dica importante para que você se destaque é dar um desconto que realmente faça a diferença e que seja relevante para o atleta.
Mas lembre-se: dar descontos atraentes não significa ter prejuízo, por isso diminua um pouco a sua margem de lucro em detrimento de trazer mais volume de inscrições.
- Dê toda assistência que for necessária
No dia da campanha várias pessoas comprarão inscrições para o seu evento e algumas ficarão com dúvidas, esteja sempre atento para responder a essas dúvidas e auxiliar da melhor forma. Não perca vendas por falta de informações e ajuda.
Outra dica importante é utilizar uma plataforma que suporte várias pessoas acessando ao mesmo tempo, de nada adiantará pensar em toda uma campanha e no dia o seu site cair por não suportar uma grande quantidade de pessoas.
- Divulgue, divulgue, divulgue!
Divulgação nunca é demais, afinal os atletas precisam saber que você vai participar da Black Friday.
Se fizer posts os impulsione e segmente os seus anúncios de acordo com o perfil de seu público-alvo, assim você vai gerar um alcance maior. Use sua base para disparar e-mail marketing e intensifique essa divulgação à medida que a data se aproximar.
- Gatilho da escassez
Você já ouviu falar no gatilho da escassez? Se não, saiba que ele é um grande aliado nas campanhas de Black Friday.
Esse gatilho promove o senso de urgência e tem tudo a ver com a data, afinal ela dura apenas um dia e com estoque reduzido. Use um contador informando quanto tempo falta para acabar a promoção e quantas inscrições ainda restam para aquele evento.
A finalidade é mostrar que se o atleta não se inscrever dentro daquele tempo limite, ele vai perder o desconto. Usar o senso de urgência é uma estratégia muito usada e pode garantir o sucesso da sua campanha.
Essas foram as dicas para a grande data que se aproxima! Lembre-se de ficar de olho aqui no Blog, nós sempre postamos matérias interessante.