Após 2 meses de lançamento do PIX no Ticket Agora, já conseguimos fazer uma análise melhor da aderência e participação da modalidade sobre o total das vendas.
O PIX tem um monte de vantagens para os atletas e para os organizadores. A transação instantânea e de fácil acesso está conquistando espaço, com números grandiosos.
Em abril e maio, a forma de pagamento representou mais de 20% das transações efetuadas no sistema.
PIX substitui boleto e cartão
Nossa aposta era que o principal meio de pagamento substituído seria o boleto. De fato, foi o que mais caiu em termos de participação nas vendas.
A surpresa fica com cartão, também substituído em diversos casos.
A média histórica da participação de cartões era de 65%, contra 35% de boletos. Após o PIX, estas médias caíram para 55% e 23% respectivamente.
Ou seja, a nova forma de pagamento “roubou” 10% da participação de cartões e 12% da participação de boletos. Veja abaixo o comportamento em 2021:
Ticket Médio é menor
Mesmo com maior participação sobre o volume de vendas, este patamar não se repete no volume de faturamento.
Neste quesito, PIX apresenta média de 14% – contra os 22% de volume de transações.
O que significa? Que as compras em preços menores em geral são as mais feitas com PIX.
Cartão representa 70% da receita e boleto 16% na média dos meses com as 3 opções. Veja abaixo o comportamento em 2021:
PIX ganha relevância
Com uma experiência de compras mais fluída e preferência de muitos consumidores, o meio de pagamento instantâneo deve ganhar ainda mais força. Há expectativa que represente 36% do PIB nacional em 5 anos.
Estamos operando com um volume muito abaixo do histórico, ainda enfrentando a pandemia.
Após a volta à patamares mais reais de mercado, saberemos mais ainda sobre a aderência dessa inovação – e atualizamos os números por aqui.
Ah, importante lembrar também: Ticket Agora é a primeira e única plataforma de inscrições para eventos esportivos com PIX.