Tempo de leitura: 5 minutos

ONGs e Projetos que fazem a diferença por meio do esporte

Fernando Souza
Fernando Souza
14 de janeiro de 2021
COMPARTILHE
Tempo de leitura:

Atenção: este é um texto colaborativo que não contempla todas ONGs que existem relacionadas a esporte, você pode contribuir se conhecer alguma que não está nesta lista. Só deixar um comentário 😉

Não podemos negar a importância do terceiro setor para o desenvolvimento humano, onde muitas vezes as ações governamentais não alcançam. São ONGs, Institutos, Associações e Projetos que fazem a diferença em milhares de vidas por meio de iniciativas relacionadas aos esportes que tanto amamos.

Aqui a prática esportiva é tratada por eles como instrumento educacional, que visa o desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e adultos, capacita o sujeito a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, bem como, com as necessidades, expectativas e desejos dos outros. É uma forma de desenvolver as competências técnicas, sociais e comunicativas, essenciais para o processo de desenvolvimento individual e social.

Confira nossa lista com algumas dessas instituições:

– Projeto Ondas

O Projeto Ondas é uma OSC do bicampeão brasileiro de surf Jojó de Olivença, cuja missão é contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e de suas famílias, despertando a consciência cidadã através do surf. Atuando desde 2007 na cidade do Guarujá, SP, e já atenderam mais de 500 crianças e suas famílias desde então.

Esporte: Surf e Natação
Site: https://www.projetoondas.org.br/

Projeto Ondas – O Surf Transforma

– Projeto Vida Corrida

Desde 1999, o Projeto Vida Corrida vem mudando a vida de mulheres e crianças do bairro do Capão Redondo, através do esporte. Com a corrida de rua, promovemos a inclusão social, a saúde, a autoestima e a qualidade de vida dos moradores. Liderado voluntariamente por Neide Santos, o projeto hoje conta com 350 participantes e atende 250 crianças e 200 adultos.

Esporte: Corrida (running)
Site: http://vidacorrida.org.br/

– Associação Social Skate

A Associação Social Skate, fundada por Sandro Testinha, tem como proposta, a realização de atos que visem a inclusão social, educacional e cultural de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, através de atividades esportivas, culturais e de lazer. Ela surgiu no ano de 2011 no Bairro de Calmon Viana, e atendeu em média 800 crianças e adolescentes no período entre 2011 e 2015.

Esporte: Skate
Site: https://www.socialskate.org.br/

– Instituto Remo meu Rumo

Fundado por Candido Leonelli, originalmente como o Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas, o Remo meu Rumo nasceu na raia olímpica da USP. Movidos por amor e superação, encontraram no remo e na canoagem a possibilidade de reabilitar crianças e adolescentes com deficiência física que passam por tratamento. Os resultados são visíveis: melhora do desenvolvimento físico, emocional e social.

Esporte: Remo e Canoagem
Site: http://remomeurumo.org.br/

– Instituto Esporte & Educação

Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) tem diversos projetos, dentre eles estão o Projeto Vilas Olímpicas, Jogadeira, Rede de Núcleos, Caravana do Esporte e já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 45 mil professores e educadores em todo o Brasil.

Esporte: Vôlei e outros
Site: https://esporteeducacao.org.br/

– Instituto Reação

Criado pelo medalhista olímpico Flavio Canto, seu técnico Geraldo Bernardes e amigos em 2003, o Instituto Reação é uma Organização da Sociedade Civil que promove o desenvolvimento humano e a integração social por meio do esporte e da educação, fomentando o judô desde a iniciação esportiva até o alto rendimento. São mais de 2 mil crianças, adolescentes e jovens a partir de quatro anos beneficiados em nove polos espalhados pelo Brasil.

Esporte: Judô
Site: https://institutoreacao.org.br/

Nosso Manifesto: Reaja Brasil!

– Instituto Bola pra Frente

O Bola Pra Frente é uma Organização da Sociedade Civil fundada em 2000 pelo tetracampeão mundial de futebol Jorginho. Há 18 anos atuando em comunidades socialmente vulneráveis utilizando o esporte e a cultura como ferramentas impulsionadoras da promoção social dos nossos beneficiários. Hoje eles atendem 430 crianças e adolescentes, entre 06 e 17 anos, regularmente matriculados na rede pública de ensino e que sejam moradores do Complexo do Muquiço, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Esporte: Futebol
Site: https://bolaprafrente.org.br/

– Instituto Janeth Arcain

Fundado em 2002 por uma das maiores jogadoras da Seleção Brasileira de Basquetebol, Janeth Arcain, o instituto tem como objetivo democratizar o acesso ao esporte de qualidade, preconizando a prática esportiva baseada nos bons valores, de forma a promover o basquetebol como fator de desenvolvimento humano e utilizando-o como ferramenta transformadora da sociedade e exercício da cidadania.

Esporte: Basquete
Site: http://www.institutojaneth.com.br/

– Instituto Passe de Mágica

O Instituto Passe de Mágica é uma organização não governamental, idealizada e fundada em 2004 pela medalhista olímpica de basquete Magic Paula. Ela teve essa iniciativa, por acreditar na importância do esporte para a formação pessoal e social do ser humano e por ter a consciência da oportunidade que poderia proporcionar àqueles que se encontram à margem da sociedade. Durante os anos de atuação, atendeu milhares de crianças e adolescentes, escrevendo junto a eles histórias inspiradoras de transformação. 

Esporte: Basquete
Site: https://www.passedemagica.org.br/

– Instituto CADES

O Instituto Cidadania Através do Esporte (CADES) nasceu do ideal de democratizar o acesso ao esporte e promover os valores do esporte educacional entre professores e alunos. Desde a sua fundação em 2007, o Instituto desenvolve diversos projetos em comunidades de alta vulnerabilidade social, envolvendo parceiros do setor público e privado.

Esporte: Tênis
Site: https://www.institutocades.org.br/

Circuito Tênis para Todos

– Universidade Livre do Esporte

Idealizada e coordenada por Segismundo Morgenstern, secretário do esporte na época, a Universidade foi fundada em 1997, pelo governo do Paraná. Atualmente, funcionando independente do governo, as ações são voltadas para inclusão por meio do esporte. A instituição realiza trabalhos com pessoas com deficiência, idosos, além de pessoas carentes, em situações de vulnerabilidade, especialmente crianças e adolescentes.

Esporte: Variados
Site: https://universidadelivredoesporte.org/

– Rede Esporte Pela Mudança

Fomentada pela Nike e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a REMS – Rede Esporte pela Mudança Social – foi fundada simultaneamente no Brasil e na África do Sul em 2007, por um grupo de organizações da sociedade civil. Esta iniciativa inspirou a criação de redes semelhantes no Reino Unido e na Argentina. A rede reúne 150 instituições que acreditam no esporte como fator de desenvolvimento humano e, juntas, realizam mais de 200.000 atendimentos diretos por ano.
Esporte: Variados
Site: http://rems.org.br/br/

– Fundação Gol de Letra

Criada em 1998, no Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Fundação Gol de Letra é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que nasceu do sonho dos tetracampeões mundial de futebol Raí e Leonardo de contribuir com a educação de crianças e jovens de comunidades socialmente vulneráveis, para que tenham mais oportunidades e perspectivas de vida.

Esporte: Variados
Site: https://www.goldeletra.org.br/

Fundação Gol de Letra – Vídeo Institucional

– Associação HURRA!

A Associação HURRA! foi criada por um grupo de pessoas, do esporte e da educação, que se uniram com objetivo de promover o desenvolvimento humano integral e disseminar os valores do esporte educacional como meio para transformação dos indivíduos e, por consequência, do seu entorno social. A HURRA! é uma associação sem fins lucrativos fundada em 2009.

Esporte: Rugby e Golfe
Site: http://hurra.org.br/

Grande maioria dessas instituições está aceitando doações (financeiras) mas também o apoio em projetos e na realização de eventos. Se sua vontade é ajudar no desenvolvimento humano pelo esporte, não deixe de apoiar essas instituições.

Quer receber conteúdo como esse toda semana
na sua caixa de entrada? Assine nossa newsletter!

X
Assine nossa newsletter e não perca as melhores
dicas e novidades do ramo de eventos esportivos!
logo-tickeragora-2019-footer
Assine nossa newsletter e não perca as melhores
dicas e novidades do ramo de eventos esportivos!
Ticket Agora 2019. Todos os direitos reservados.
Ticket Agora 2019. Todos os direitos reservados.
X
Fale com um especialista