Você sabe o que é um funil de conversão de vendas e como ele pode ajudar nas vendas das suas inscrições? Saiba que ele é muito útil para entender as etapas e conversões desde as visitas na sua página até a compra da inscrição do seu evento.
Dentro do seu painel é possível visualizar o seu funil de maneira bem simples. Basta entrar no Dashboard e observar as três etapas:
Visitantes
O nome já diz, esse número é referente às pessoas que visitaram a página do seu evento através de ferramentas de buscas como Google, anúncios, redes sociais, e etc. Essa etapa terá sempre o maior número do seu funil e é essencial que nesta fase você prenda a atenção dos vistantes através de conteúdo, informações e imagens.
Conversão em Pedidos Iniciados
Esta conversão é referente aos visitantes que iniciaram um pedido, ou o processo de inscrição e eles estão muito perto de realizar a conversão final. Essa é a fase que o participantes está realmente considerando finalizar o pedido e por isso nada pode dar errado.
Conversão em Pedidos Concluídos
Por fim você verá a conversão de pedidos concluídos, ou seja, quantas pessoas que começaram um pedido realmente finalizaram e se inscreveram.
Perceba que o topo sempre será maior, afinal o movimento é de afunilamento, e por isso é tão importante manter as maiores taxas que puder em cada etapa. Por exemplo, quanto maior o número de visitantes, maiores são as chances de ter participantes iniciando o processo de compra e quanto mais pessoas fazendo isso, maiores as chances de ter pessoas finalizando a compra.
Defina uma meta
Você pode estabelecer uma meta de inscrições e a partir disso fazer um cálculo simples para saber quantos visitantes você precisa levar para alcançá-la a partir das taxas que você já possui. Vamos supor que:
- Sua meta seja de 1.000 pessoas
- Os seus visitantes atuais são 222
- A sua taxa de conversão em pedidos concluídos atual é de 126
- Agora é só fazer uma regrinha de 3: 1.000 x 222 / 126 = 1.761 visitantes para alcançar a sua meta de 1.000 inscritos
Defina sua estratégia
O seu objetivo é apenas um, converter o máximo de visitantes em inscritos e isso vai implicar nas estratégias que você vai utilizar para atraí-lo dentro da sua página, seja com conteúdo, imagens, promoções… Para aumentar as conversões do seu evento é preciso entender o visitante, suas expectativas e dores para assim oferecer o que ele espera. Assim você pode ter uma conversão cada vez maior com uma quantidade menor de visitantes.
Simples, né? Agora que você tem estes dados é importante saber usá-los. O ideal é sempre acompanhar suas taxas e testar novas estratégias para aumentar ainda mais suas vendas. Observe se depois de alguma campanha, virada de lote ou promoção as suas vendas aumentaram por exemplo.