A consultoria McKinsey & Co é uma das principais empresas em análise tendências no mundo. No último 04 de janeiro lançaram um dos artigos mais completos com as percepções da empresa sobre o que esperar de 2021.
O relatório consolida dados globais e, claro, a ótica dos especialistas da consultoria. Está disponível, na íntegra, NESTE LINK. Tem muito mais coisa por lá.
2021 é apontado como o ano da transição para os negócios. Já falamos da importância da Transformação Digital. Na verdade a economia de sofreu transformações sem volta e o artigo vasculha cada uma dessas mudanças.
Por aqui, fizemos uma análise dos pontos mais específicos, que devem impactar diretamente o setor de eventos. Confira abaixo.
Consumo em setores estagnados
Muito tempo lidando com escassez e restrições no consumo vão causar um efeito inverso. Chamada no artigo de “Revenge Shopping“, ou compra por vingança, trata do fenômeno de reaquecimento de mercados estagnados de forma veloz e impactante.
É uma das tendências que mais beneficia o setor de eventos. O entretenimento foi item escasso durante a pandemia e, quando esta for controlada, será foco dos consumidores.
Volta do turismo como protagonista na economia
Na China já é possível observar um grande crescimento no turismo de lazer, especialmente turismo interno, nacional. Haverá muita demanda.
O setor de eventos e de turismo são complementares. O crescimento está associado.
Onda de empreendedorismo é uma das tendências
Os EUA dobraram o número de empresas surgindo em 2020. E essa onda deve continuar. Negócios menores, corporações mais enxutas e um novo perfil econômico deve emergir.
Para o setor de esportes e eventos, vale ficar de olho em parcerias estratégicas que buscam crescimento. É mais fácil fazer negociações vantajosas com parceiros menores.
A quarta revolução produtiva
A digitalização forçada dos negócios e da sociedade trouxe também muito mais produtividade. Ainda no cenário americano, o índice de aumento na eficiência das empresas foi a maior desde 1965. Em breve, 80% de todas as interações com clientes serão digitais.
Uma das tendências que mais tratamos com organizadores: não tem mais como manter os processo internos sem automação. E isso vale para produção de experiências.
Verde é a cor da recuperação
Disparou ao redor do mundo: reconhecimento dos custos da poluição e benefícios da economia limpa.
É efeito da epidemia global, que demonstrou o potencial que uma crise sem fronteiras pode causar. Muita gente disse, durante a pandemia, que este era um “treino”, ou uma degustação de uma possível crise climática.
Os eventos são ferramentas de transformação. Pautas que fazem bem para o mundo e ações ecológicas são parte da nova economia do segmento.
Capital social e benefícios em toda cadeia de valor
A construção de pontes entre clientes, fornecedores, investidores é encarada como chave para este novo cenário dos negócios. É uma das macro tendências mais humanas, aceleradas pela pandemia. Todo mundo constrói junto.
A proposta de criar valor para o ecossistema nunca esteve tão em alta.
Análise Geral das Tendências
Vivemos uma revolução na maneira de fazer negócios e mais uma vez os eventos aparecem como um dos principais setores emergentes pós-pandemia.
Ainda não chegou o momento de surfar esta onda, mas vai chegar. Com consumo reprimido, necessidade de experiências humanas e segmentos de mercado em hibernação, somos o futuro da economia de consumo. Mais uma vez: precisamos sobreviver.
Conheça mais tendências, estas focadas no esporte e na digitalização dos negócios NESTE LINK.