Tempo de leitura: 10 minutos

A importância da identidade de marca para os eventos (conceito e dicas)

Fernando Souza
Fernando Souza
29 de janeiro de 2021
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Tempo de leitura: 10 minutos

Assim como você tem sua identidade, tom de voz, estilo de se vestir e seu comportamento, sua marca também precisa ter. É a identidade visual da sua marca que vai te diferenciar dos eventos menores que tem em todo lugar.

Mas o que é identidade da marca (brand identity?)

Se marca é a percepção do público sobre seus serviços e produtos, identidade da marca é um conjunto de elementos que vão projetar essa percepção para o público. Quem nunca tomou a decisão final de uma compra apenas pela questão estética do produto ou marca? Eu mesmo sou do tipo que abro mão de desconto quando algo chama minha atenção visualmente.

Ela é sua arma mais poderosa na conquista de clientes pelo fato de conectar sua empresa instantaneamente com o consumidor. Basta apenas um olhar para o cliente identificar você, seu produto, suas qualidades e defeitos.

Como construir uma identidade de marca

Conceito

Sempre que vamos construir uma marca temos que pensar, pesquisar e planejar qual o conceito dela. Literalmente saber proposito de viver. Vou deixar abaixo algumas perguntas que precisam ser respondidas.

  • Qual sua missão? Por que sua marca existe?
  • Quais seus valores? O que move sua marca?
  • Qual a personalidade da sua marca? Mais séria, mais divertida?
  • Quais seus diferenciais para os concorrentes?
  • Qual a voz da sua marca? Se ela fosse uma pessoa, como ela falaria?

Quando falamos de conceito não existe formula mágica, mas ajuda se você refletir sobre o motivo de ter criado a marca. Seu proposito no mundo. Tente também descrever seu negocio com poucas palavras, três no máximo. Toda essa reflexão vai te ajudar na construção da identidade.

Tipografia

Alguns acham que selecionar uma fonte é fácil, que é só pegar uma lista e ir testando qual fica melhor no final. Mas as marcas que realmente se destacam se concentram primeiro na fonte.

Existem diversos tipos de fonte, mas quatro deles são os mais conhecidos e utilizados:

  • Serif – Fontes com esses “pézinhos” nas pontas. Muito utilizado por marcas mais tradicionais ou que querem passar mais seriedade. Ajuda também na leitura de textos longos. Exemplo: Times New Roman;
  • Sans Serif – São fontes que não tem esse final “serifado”, mais retas e modernas. As pontas são arredondadas ou retas. Passa mais modernidade, dinamismo, velocidade. Exemplo: Helvetica;
  • Script – São fontes que foram construídas para parecer feitas à mão. Os traços de uma letra encontram a letra seguinte. Trás um toque feminino, mais delicadeza. Exemplo: Pacifico;
  • Display – Fontes que possuem mais elementos visuais dentro dela. Talvez uma textura ou formas geométricas. Elas podem alterar a forma padrão também. São fontes grandes, normalmente usada para poucas palavras. Exemplo: Logo do Metallica.

Não é mais tão fácil assim escolher uma fonte, não é? Mas é parte importante da construção. Você pode também misturar os estilos, algumas para títulos, outra para textos. Mas evite ter mais de três fontes ou estilos da mesma fonte.

Ferramenta recomendada: Google Fonts, aqui você consegue testar a fonte, estilo, tamanho, idioma. (gratuito)

Paleta de cores

O que é uma marca sem suas cores? Mesmo que seja branco e preto, as cores são parte fundamental para identificação nos meios físicos e digitais.

Antes de começar uma pesquisa de cores, pense que uma identidade não é formada apenas por uma cor, mas sim por um conjunto que combinam, por isso é necessário encontrar a paleta certa.

Existem diversas pesquisas sobre a relação de cores e emoções (psicologia das cores), vermelho para paixão e excitação, amarelo para felicidade, azul tranquilidade e confiança. Mas aqui o que vale mesmo é o bom gosto!

Tente pensar em cores do seu mercado, concorrentes ou até referencias. Pense nas cores com muito senso crítico e escolha pelo menos três para construir sua identidade.

Quando escolher as cores, olhe se a tonalidade dela combina com a personalidade da sua marca. Não vai combinar muito se você tem uma marca séria e quer usar o rosa pink, mas talvez um rosa mais salmão funcione.

Ferramenta recomendada: Coolors, ache sua primeira cor, trave ela e continue buscando as próximas. Esse site de ajuda na construção da paleta completa. (gratuito)

Formas e detalhes

Sua marca vai além da seleção de imagens, da aplicação do logo e até mesmo do texto. Sua marca precisa de elementos visuais para completar o conjunto. Pense neles para preencher o vazio de imagens, dar forma aos botões ou até mesmo fazer parte do logo.

  • Arredondado – círculos, bolas e cantos arredondados passam sensação de conforto e “fofura”. Dá um senso de pertencimento quando agrupamos textos dentro de um circulo. Existem pesquisas que é arredondamento é preferencia entre as mulheres;
  • Reto – quadrado, triangulo e formas sem curvas passam uma mensagem de força e eficiência. Um botão quadrado passa mais confiança que um botão redondo. Cuidado apenas para não deixar as coisas muito sérias;
  • Linhas – linhas retas parecem simples mas podem ajudar muito nas construções visuais. Linhas verticais sugerem masculinidade, enquanto as horizontais passam mais tranquilidade.

Logo

Toda marca precisa de um logo. Ele que assina suas criações. Quer entender como ele é tão importante? Pense em um site, qualquer um, agora me fala se o logo não é o primeiro elemento da página?

Um logo não precisa dizer quem é você ou o que você faz, um logo precisa criar identificação que é você fazendo aquilo. Aqui algumas dicas para construir o logo perfeito:

  • Identificação é a chave, se conseguir levar elementos mais limpos para o logo e fáceis de visualizar você já saiu na frente;
  • Ícones que acompanham o logo ajudam muito. Um recurso visual simples que se bem escolhido complementa o todo;
  • Não esqueça da escala, seu logo será aplicado em redes sociais (pequeno) e site (grande). Precisa funcionar em todos tamanhos;
  • Logo é clássico, não tendência. Mudar o logo igual muda as estações é fora da realidade, mas nada dura para sempre;
  • Jogue o jogo do seu mercado. Se é comum na indústria o ano de inicio no logo, para passar credibilidade, tente aproveitar isso também;
  • Dê espaço para aparecer. Você nunca vai conseguir marcar seu público se o seu logo só fica no finalzinho e bem pequeno.

Você precisa lembrar também que seu logo tem que funcionar na cor branca e preta, teste sempre essa aplicação antes de finalizar para não ter problemas de leitura. Opções do logo na vertical e horizontal as vezes podem ser uteis.

Sua criatividade será o limite do seu logo, mais tome cuidado com exageros.

Ferramentas recomendadas: Pacote Adobe (Photoshop e Illustrator), ferramentas profissionais que dão muita liberdade na criação (pagas). Canva, ferramenta mais amadora mas muito funcional (gratuita). Outras parecidas: TailorBrands e Designevo.

Site, produto, cartão de visitas e e-mail

Conceito? OK. Fonte? OK. Cores? OK. Logo? OK! Agora vem a parte mais legal da identidade da marca, que é seu pacote de apresentação. Chegou a hora de somar tudo que falamos para a construção de algo que vai deixar seus clientes de boca aberta.

Você pode escolher começar pelo site, se for uma necessidade da sua marca, ou até mesmo por apenas uma apresentação. Comece a testar o funcionamento das suas cores, quais combinam melhor em certos tamanhos e com certa quantidade de texto por cima. Teste se as fontes escolhidas funcionam juntas e qual fica melhor para textos grandes, títulos e textos longos.

Escolha os padrões das suas comunicações, se o titulo vai ser em negrito ou se você vai deixar sempre uma imagem de fundo como background. No cartão de visita, experimente diferentes formatos com as cores mais legais da sua paleta e vai adicionando as formas e detalhes.

Outro item pode entrar nesse pacote ainda na fase de aprovações são as redes sociais, cada vez mais importantes para as marcas e que fazem parte de um universo digital onde as imagens são tudo. Pense nas aplicações do logo nas publicações, na foto do perfil (formato quadrado e redondo), stories.

Se uma imagem vale mais que mil palavras então uma identidade visual vale por um livro inteiro de informações sobre a sua marca para o público, mesmo ele tenha visto apenas por um segundo.

Mostre sempre que seu visual é uma preocupação, busque melhorias e inovação!

Tem algum logo que você acha referencia para eventos?
Comenta aqui para discutirmos juntos as qualidades.

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