O Funil de Conversão que aparece na primeira tela do seu evento, dentro do Dashboard Ticket Agora, é uma grande arma para avaliar a sua performance de vendas.
Os dados demonstram as etapas do fluxo que o participante percorre dentro da plataforma Ticket Agora e podem dizer muito sobre o panorama da sua performance.
Este é um guia para ajudar você a utilizar esta ferramenta com mais inteligência, com diagnósticos e ações rápidas de recuperação de vendas.
Funil de Conversão explicado
Você encontra 3 números diferentes no funil:
- Número de acessos ao Hotsite, que representa o total de pageviews que o hotsite do seu evento possuí. Este número é essencial para medir o interesse no seu evento, quantas pessoas estão chegando até ele através das mais diversas formas de divulgação. Quanto maior este número, maior o reflexo positivo nas vendas.
- Taxa de pedidos iniciados, que é o % de pessoas que clicaram para iniciar o processo de compra. Não importa aqui o número de pessoas que concluíram, mas sim quantas pessoas foram convencidas pelo seu argumento e iniciaram o cadastro. Neste momento o sistema já consegue saber quem são os usuários.
- Taxa de pedidos finalizados, que é o número de pessoas que, desde o hotsite, foram até o final do fluxo de compra e efetivaram o pagamento. A diferença entre os pedidos iniciados e os pedidos completos é chamada de Taxa de Abandono.
Sim, agora você entende o que são os 3 números, e como chegamos á eles. Mas o que devo fazer com tanto informação?
Tenha parâmetros: as médias
Vamos começar então com mais informação ainda. É importante para análise comparar seu Funil de Conversão com as médias gerais de nossa plataforma, que compreende o total de eventos que já comercializamos no Ticket Agora. São mais de 2,5 mil até hoje.
Não há sentido em ter uma média para o Número de acessos ao hotsite. Cada evento respeita as condições de seu mercado, metas de participantes e potencial de investimento em comunicação. Mas aqui você tem um parâmetro super importante: a sua própria média histórica. Compare se o número de acessos ao seu hotsite está aumentando. Este é o número que mais depende do seu esforço de divulgação.
Já para os demais parâmetros, a média geral funciona. E a análise é simples, um número acima da média de mercado já merece um ponto positivo.
A taxa global de pedidos iniciados é de 25,3%. Ou seja, aproximadamente 1/4 de quem chega ao hotsite inicia o processo de compra. Já a taxa para pedidos finalizados é de 17,8% – ou seja, quase 30% das pessoas que iniciam o processo de compra não efetivam o pedido.
Hipóteses, testes e resultados
Agora você já sabe se o seu Funil de Conversão está acima ou abaixo da média. Mas o que fazer com essa informação?
As análise são diversas, em especial para detectar quais são os possíveis problemas com seu evento. Se você conhece os problemas tudo fica fácil: é só resolver, não é?
Para taxas acima das médias, há uma diretriz básica: ataque a divulgação. Está tudo certo com seu evento, as informações estão adequadas, você tem sucesso com quem chega até você. Então é hora de fazer o maior número de pessoas possível chegar até você.
Para taxas abaixo da média, é necessário avaliar hipóteses e fazer testes de melhoria.
Hipóteses para taxa de pedidos iniciados baixa:
- Página de apresentação não está atrativa ou não contém informações suficientes;
- O público que está chegando ao seu evento não é o público que vai comprar – verificar canais de divulgação;
- O design do evento ou kits / produtos não é atrativo;
Hipóteses para taxa de pedidos finalizados baixa:
- Preço não foi informado com antecedência e está acima da percepção do público;
- O evento não tem diversidade de formas de pagamento;
- Não há estoque suficiente, ou grade de camisetas nos produtos adicionais;
- O questionário de cadastro é muito extenso e complexo de preencher;
Ataque todas as alternativas e veja o que dá resultado. Você também deve ter outras ideias do que não está funcionando, essencial é descobrir o mais rápido possível e agir.
Trabalhando o carrinho de abandono
Uma das principais armas para aproveitar no Funil de Conversão é trabalhar o carrinho de abandono.
São as pessoas que iniciaram e não terminaram a compra. Você concorda que estas pessoas são o público ideal para uma comunicação direcionada?
A lista é atualizada em tempo real na plataforma Ticket Agora. Aproveite também para conversas com estas pessoas e entenda o que deu errado no processo. Pode render insights valiosos para ajustes de preço ou informações.
Está planejando seu próximo evento? Confira nossas dicas do que é essencial para tirar o máximo deste processo.