Há milhares de eventos todos os dias e isso torna difícil se destacar dos demais. É aí que entra o design.
Definição:
Uma atividade criativa, um esquema de configuração ou processo que tem como objetivo apresentar objetos, serviços e produtos de modo esteticamente atrativo; é a primeira impressão que temos de tudo, mas vai muito além disso, podendo influenciar e elevar radicalmente o seu evento.
Aplicando em eventos:
O design tem suma importância porque é a apresentação e a imagem global do que você quer passar do seu evento. É um conceito que inclui todos os aspectos e dá vida e forma a eles, os tornando parte do todo.
Dessa forma, com um bom design e identidade visual você fica um passo à frente dos demais, além de estabelecer uma presença positiva online da sua marca.
Ao organizar um evento, a primeira coisa que tem que se pensar é o design, o conceito que se quer criar e como esse conceito será visualmente representado de forma a impactar e emocionar os participantes, fazê-los querer participar do evento, fazer parte desse conceito, dessa ideia, desse objetivo. Planejamento é fundamental mas o design é a forma do evento, a linha de cor, a personalidade, o tom e estrutura.
O design vai garantir que todos os diferentes elementos do evento combinarão perfeitamente e transmitirão coerência, além de influenciar no humor e relacionamento com os participantes.
Dicas:
Seja breve na mensagem comunicada. Devido à velocidade da internet, da transmissão de informações e todas as novidades que aparecem a todo o instante, o público se acostumou a ter sempre as informações e respostas para as suas dúvidas rapidamente, de modo curto e simples. Com isso, muitas pessoas desenvolveram um baixo período de atenção e não querem ler um artigo inteiro para chegar na informação que precisam ou ter uma imagem cheia de informações no meio daquilo que realmente as importa.
Se você quer capturar a atenção dos participante, isso é feito através de boas imagens:
Se você quer fazer com que o seu público alvo pare de ficar rolando de imagem em imagem no Facebook, Instagram e afins, para de fato ler o que você tem a dizer, o design do seu evento precisa capturar a atenção dele. Uma boa identidade visual com bom conteúdo informativo e de divulgação te destacarão dos demais:
Algumas boas práticas para sua comunicação seria separar as informações em mais de uma imagem (uma com a data e local da prova, outra para promover o kit) ou fazer uma imagem com as informações condensadas e bem planejadas, visualmente, dando muito mais resultados e atraindo muitos mais cliques.
Imagens mais fáceis de “digerir” tornam a comunicação mais eficiente, o que satisfaz a demanda por informações instantâneas do público. Isso influenciará diretamente na visibilidade, interações e compartilhamentos das suas imagens e, consequentemente, do seu evento.
Com a evolução das tecnologias e redes sociais impactando claramente no planejamento, organização e desenvolvimento dos eventos, é preciso se adaptar a esse mundo. Um bom design cria uma imagem mais profissional, respeitável e confiável. Isso vai estabelecer as guias a serem respeitadas em cada aspecto do evento, da decoração ao posicionamento dos elementos das provas e ao staff, tornando tudo mais profissional e atraente.
É essencial que os organizadores tenham um bom design ao criar um evento porque a percepção do público será reflexo dessa identidade e é essa identidade que transmitirá o “valor da marca” para todos os participantes, os cativando e fidelizando para que se apaixonem pela sua mensagem, seu evento e voltem a participar.