Sabemos que a correria de organizar eventos esportivos não é tarefa fácil, são diversos fornecedores e pessoas para gerenciar, muitos participantes para atender, e o tempo para buscar por inovação e diferenciação acaba ficando para trás.
Por isso nosso time de especialistas em eventos, “invadiu” o Instagram, e fez uma curadoria dos principais perfis que podem ser referência para você organizador.
Os perfis abaixo foram cuidadosamente selecionados para te inspirar na comunicação do seu evento, desde as imagens de kits e percursos até as experiências dos participantes que são compartilhadas.
Confira e siga esses eventos:
wmmajors – Um perfil que dispensa apresentações, com mais de 60 mil seguidores na rede, o perfil que reúne todas as Majors (principais maratonas do mundo), traz experiências, mas muitas experiências mesmo, pessoas tirando selfies durante o percurso,fotos da medalha e vídeos.
Mas o principal destaque do que vimos nesse perfil foi a quantidade de fatos e dados compartilhados sobre as provas, confira abaixo um exemplo, como mini infográficos separados por nacionalidades dos participantes:
ironmantri – Apesar do evento já ser por si próprio inspirador, o perfil conta com mais de 630 mil seguidores do mundo inteiro, gente que nunca participou mas tem na marca uma inspiração de vida.
Você encontra vídeos das provas, fotos com tempos, pódio, medalhas e imagens dos cenários que os participantes encontram durante o percurso.
O destaque fica pela quantidade de interações em cada postagem, alguns vídeos, por exemplo, alcançam mais de 70 mil visualizações:
spartanrace – Mais do que um evento, a marca se tornou um estilo de vida, que faz sucesso entre seus 226 mil seguidores.
O perfil é praticamente baseado nos desafios e em compartilhar as experiências dos atletas em cada obstáculo encontrado durante o percurso.
Não se vê a divulgação do evento como costumamos fazer por aqui, com preço, kit, enfim. Sendo um meio complementar para que os interessados em participar do evento procurem mais informações sobre inscrições em outras plataformas e não no Instagram.
Se destacam alguns comentários e depoimentos misturados a fotos reais dos participantes:
thecolorrun – O evento de corrida que é uma verdadeira festa pelo mundo, traz 230 mil seguidores no seu perfil, e é de longe o perfil mais “organizado” que vimos.
Todos os posts obedecem uma sequência com filtros fáceis de se identificar:
Você encontra imagens dos kits, das provas, frases motivacionais, todos seguindo a mesma organização visual.
rundisney – 445 mil pessoas seguem o perfil do evento no Instagram. Ele trata apenas do evento e é desvinculado ao parque ou aos outros produtos que a marca “Disney” possui.
O perfil compartilha itens do kit ou medalhas do evento inseridos no contexto da marca.
E ainda aproveitam os queridinhos da internet (cachorros e bebês) para “bombar” as curtidas: