Os eventos virtuais estão mais fortes e presentes do que nunca, muito ainda pelo momento de pandemia que estamos enfrentando, mas também pelo potencial e liberdade que este tipo de evento oferece para os organizadores.
É uma nova modalidade para os participantes e tudo que é novo é muito excitante, mas não podemos ignorar que ainda é necessário um estudo e pesquisas para que o tema da corrida seja o mais assertivo possível.
O evento virtual vai ter uma causa social? Qual será essa causa? Vai ser um tema da cultura pop? Como escolher o filme, série, música? Veja abaixo nossas dicas para essa importante decisão na criação de um evento virtual.
Pesquisa
Encontrar tendências se torna muito mais fácil se estamos conectados com o público. Se participamos das mesmas redes sociais, grupos e comunidades se torna muito mais fácil visualizar se um determinado tema seria bem aceito ou não.
Pesquisas podem ser feita de muitas formas, mas perguntando e observando sempre funciona. Aqui estão algumas dicas para essa fase:
- Você costuma captar os e-mails dos participantes e interessados nos seus eventos? O e-mail ainda é uma ferramenta muito confiável de marketing para enviar pesquisas e conversar de maneira formal com os clientes. Aqui temos um artigo com 5 ferramentas gratuitas pra você usar para os disparos de e-mail.
- Defina bem seu público-alvo, com informações demográficas e dados sócio econômicos, e use essas informações para comparar se o seu público é parecido com o público de um tema interessante, como um filme ou um estilo musical.
- Crie personas para os seus tipos de clientes, que é diferente do público-alvo. Você precisa visualizar seus clientes em grupos, cada um desses grupos precisa ser um personagem fictício mas baseado em fatos reais, precisa ter nome, interesses, medos e objetivos. Com as personas criadas você vai ter sempre em mente qual o público e suas necessidades.
- Procure referencias no seu público. Temos sempre aqueles clientes que se encaixam perfeitamente no nosso público-alvo e vestem mesmo a camiseta do evento. Procure essas pessoas, chame para uma conversa ou dê a famosa “stalkeada” nas redes sociais atrás dos interesses e costumes.
Lembrando que nesta fase o importante é conseguir ideias de temas, que é o conceito que seu evento vai ter. Pesquise tendências e referencias pop com conteúdo que pode ter afinidade com a modalidade esportiva que você escolheu. Filtre os temas encontrados com os que mais possuírem afinidades com o esporte.
Validação do tema
Você e sua marca são ativos nas redes sociais? Se você já tiver uma base de clientes que costuma interagir fica muito mais fácil, mas até mesmo seus amigos e colegas que se parecem com o público (mesmos interesses) podem ajudar muito. Crie enquetes no Instagram ou Linkedin do tipo X ou Y.
Dica: Veja essa lista de sugestões de publicações interativas no Pinterest.
Uma excelente ferramenta para entendermos e validarmos a ideia de um tema é o Google. Depois de definir algumas opções com a fase de pesquisas, compare todas com o Google Trends, ferramenta gratuita que mostra o volume de buscas e interesse por um determinado termo.
Outra sugestão é o Youtube, plataforma de vídeos com 1,9 bilhão de usuários ativos, que você pode pesquisar por vídeos em que os temas são abordados e comparar o número de visualizações dos vídeos e de curtidas.
Tema aplicado ao evento
Agora que você tem algumas opções de temas já validadas com o público, comece a testar as aplicações deste tema no seu evento. Mesmo que nada ainda vai sair do papel, você precisa começar a visualizar tudo que for possível com este tema.
- O tema escolhido tem alguma referencia visual à roupas e vestimentas? Aproveite isso para o kit do atleta e decisões de itens adicionais;
- Como seriam as medalhas? Esse é um dos itens mais difíceis e com limitações criativas, se você conseguir visualizar uma medalha com o tema que funcione já é um bom sinal;
- O tema escolhido tem cores marcantes? Utilize nas comunicações, faça algumas publicações de redes sociais para testar e estudar;
Lembrando que a escolha do tema não pode interferir nas decisões sobre o negócio (preço, produtos) e também sobre o esporte (qual será a modalidade, distância). Isso são características do seu evento e não podem depender de temas ou conceitos já prontos.
Conclusão
Existe uma infinidade de possibilidades quando se trata de temas para os eventos virtuais, mas para não se perder nas escolhas lembre-se sempre quem exatamente é o seu público e tenha muito bom gosto na hora de validar as ideias. Se pensar assim, seu próximo evento virtual aberto no Ticket Agora será um sucesso.