Um evento esportivo serve como uma grande vitrine para as marcas. Por isso, os organizadores aproveitam para vender cotas de patrocínio com o intuito de gerar lucro e divulgar a marca interessada para o público-alvo da corrida. Porém, captar um patrocinador não é tarefa fácil.
Com a economia atual e o cenário político brasileiro, a busca por marcas dispostas a investirem em ações diferenciadas fica ainda mais difícil. Mas, de acordo com alguns organizadores de eventos esportivos, isso não é uma tarefa impossível. Para ser mais certeiro, o ideal é direcionar as buscas e procurar marcas que possam se interessar pelo segmento da corrida.
Segundo Bernardo Moraes, coordenador de marketing da Noblu Sports, por conta da crise atual, eles estão propondo aos patrocinadores mais ações customizadas e até mesmo realocando as estratégias de investimento. “A maior dificuldade é criar algo novo. Algumas vezes nós trabalhamos a quatro mãos, junto com a marca, para encaixar no evento uma ideia e dar um ótimo retorno para o patrocinador, para o evento e também para o atleta”, conta Moraes, responsável pela corrida Sephora Beauty Run e Net Shoes Run Race.
Para captar novos patrocinadores a chave do sucesso é sempre atrelar diferentes benefícios às marcas. Porém, alguns itens básicos são indispensáveis, como um projeto comercial que contemple um “media kit” bem feito. Com esse material, o patrocinador poderá entender e enxergar o evento como um todo. Além disso, de acordo com Alexandre Massura, diretor de novos projetos da Effect Sport, o projeto do evento deve apresentar atributos claros, que podem se conectar com a estratégia da marca patrocinadora.
Existem várias maneiras de buscar novos patrocinadores para um evento. Uma tática é mapear empresas que tenham como estratégia associar a marca aos atributos que o evento entrega. Um exemplo, é a prova de águas abertas Rei e Rainha do Mar, organizada pela Effect Sports, que tem como patrocinador uma marca de roupas e acessórios de natação.
Também é importante identificar qual é o momento em que as empresas estão dedicando os seus orçamentos a projetos, para então oferecer a cota de patrocínio. “Conseguir novos patrocinadores é mais difícil, por isso é importante o organizador passar credibilidade e oferecer
o patrocínio no momento certo”, ressalta Massura.
Uma vez conquistado, o patrocinador deve ser mantido para outras etapas e edições do evento, o que envolve um relacionamento direto entre organização e marca patrocinadora. “O pós-venda é muito importante. Nós entregamos aos patrocinadores vídeo do evento, clipping com os resultados, além de apresentar pontualmente que valeu a pena para a marca”, conta Moraes, da Noblu Sports. Para ele, manter o patrocinador é mais difícil pelo trabalho paulatino que precisam ter e também pela criatividade em tornar o retorno constante.
De qualquer forma, a busca por patrocínio é um item que deve ser visto com atenção pelos organizadores de eventos esportivos e se feito de maneira correta pode render bons frutos ao evento como um todo.