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Case L´Étape: a Jornada do Participante

Redação
Redação
13 de dezembro de 2018
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Um dos principais eventos esportivos do pais, consolidado ano após ano, é o L´Étape Brasil.

Com estrutura de padrão internacional, foco na experiência do atleta e cenários de cartão postal, a etapa brasileira do Tour de France é também uma referência no que chamamos de Jornada do Participante.

Conversamos com eles para ouvir tudo sobre esta estratégica e compartilhar com você, organizador.


“Não somos um evento. Somos uma marca”, é assim que Fábio Oliveira, Diretor Geral do L´Étape começa a falar sobre o DNA do projeto. “Nascemos em uma agência, e a comunicação é de berço”.


Entre Blitz, treinos e muitas surpresas durante todo o ano, a proposta é tratar a base de participantes como protagonistas da narrativa.

“Nós fazemos parte dos sonhos dos nossos atletas”, afirma Fábio.

Ele ainda cita o apoio dos Tour de France como essencial para o projeto de envolvimento. ‘Temos um acordo que prevê muita integração internacional. Em alguns casos levamos nossos melhores bikers para disputarem o próprio L’Étape du Tour, na França”.

A Jornada do Participante é mais do que simplesmente o envolvimento dos atletas durante o projeto. É parte da experiência de ser L´Étape.

E gera as melhores entregas para patrocinadores.

L´Etape conecta marcas aos seus participantes

Uma das principais funções estratégicas da Jornada do Participante é também elevar a entrega de exposição da marca dos patrocinadores.

Aliás, este é o retorno esperado por estes patrocinadores.


“As marcas nos usam como a plataforma principal para falar de esporte durante o ano todo”, comenta Fábio.


Ele completa, “temos projetos proprietários do L´Étape, mas também criamos produtos sob demanda, sempre usando o ciclismo como pano de fundo das experiências”.

Atualmente os patrocinadores oficiais da prova são Delta Airlines, Mitsubishi, Cannondale, Omint e Oakley, todos recebem a entrega de mídia e experiências que fazem valer o investimento.

Do mundo real para o virtual

A metodologia utilizada na Jornada do Participante L´Étape envolve experiências do mundo real que viram conteúdo amplificado nas plataformas virtuais.


Toda ação de campo é filmada e compartilhada nos canais de comunicação do evento.


O L´Étape utiliza sazonalidade para promover suas ativações e escolhe como seus personagens pessoas “comuns” e também personalidades, todos apaixonados por ciclismo e pela experiência.

Neste contexto o participante vive sempre a expectativa de ser o protagonista.

“Nossos patrocinadores nos desafiam a criar uma narrativa durante todo o ano, e isso ajuda a sustentar a estratégia”, completa o Diretor Geral.

Nem todo organizador terá recursos para criar ações tão complexas, mas é fato que o L´Étape serve como grande inspiração.

Dentro da sua realidade, o que você pode promover para continuar um grande nível de envolvimento com seus atletas durante todo período entre a inscrição e a prova?

Lembre-se que o esporte, a conquista, os desafios, tudo que está dentro da história dos seus participantes, é conteúdo para inspirar milhares de outros.

Cases de Sucesso na Jornada do Participante

Um dos principais produtos L´Étape é o treino secreto, que já vai para sua 7aedição, acontecendo desde 2016.

A ativação é emblemática, surpreende os atletas, cria experiências e muito conteúdo.

Outra ação consolidada é a Blitz, que acontece uma vez por mês, de maneira itinerante por todo o Brasil.

O evento monta uma estrutura de tenda com hidratação, café da manha, foto oficial, e até comercializa produtos Tour de France – sempre em parceria com as maiores assessorias esportivas de ciclismo em diferente cantos do país.

Confira mais videos L´Etape aqui.


Inspirado? É sua hora também de criar ações que amplificam a experiência do seu evento e transformam sua marca.

Conte com a gente nessa empreitada.

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