Tempo de leitura: 5 minutos

Aprendizados com a final da Libertadores que podem ser aplicados no seu evento

O maior evento de futebol da América Latina passou por momentos delicados nas últimas semanas e podemos tirar alguns aprendizados que […]

Redação
Redação
12 de dezembro de 2018
COMPARTILHE
Tempo de leitura:

O maior evento de futebol da América Latina passou por momentos delicados nas últimas semanas e podemos tirar alguns aprendizados que se aplicam na organização de qualquer evento esportivo.
O segundo jogo da final da Copa Libertadores da América, evento que deveria ter sido realizado no dia 24/11, no estádio Monumental de Núñez, com torcida única por parte do River Plate não aconteceu. Devido à agressões e ataques da torcida do time da casa ao ônibus dos jogadores do Boca Juniors a partida foi cancelada.

Por decisão da responsável pelo evento (Conmebol), foi anunciado que o jogo seria realizado em Madrid, Espanha, no estádio Santiago Bernabéu, um campo neutro, neste último domingo, 09/12.

Mas o que isso tem haver com o meu evento?

Nosso time de especialistas traz 3 exemplos do que o organizador não deve fazer com o seu evento, baseado em alguns fatos desse episódio:

1 – Logística e dispersão sem planejamento: A dúvida que fica é se não teria um esquema diferente para a chegada dos jogadores do Boca ao Monumental de Nuñez, ou um isolamento para que os torcedores não tivessem acesso ao veículo.

O que faltou foi cuidado nas proximidades do estádio e planejamento, para que o ônibus não passasse no meio da torcida adversária e causasse a situação que causou, algo bastante previsível diante do retrospecto de partidas entre os clubes argentinos.

2 – Descumprimento do regulamento: O regulamento diz que qualquer falha na segurança é de responsabilidade do clube mandante, incluindo às imediações do estádio. Em situação bem similar, em 2015, o Boca foi responsabilizado por uma falha na segurança e os Millonários, adversários na ocasião avançaram no torneio.

3 – Mudança do local de realização, já com ingressos vendidos: A escolha da final em outro continente, na Espanha, não agradou os residentes locais que estavam no meio de um feriado recebendo turistas do mundo todo, não agradou os jogadores de ambos os times que precisaram se deslocar em uma viagem longa e cansativa no final da temporada, e muito menos aos torcedores, que já tinham adquirido seus ingressos e alimentaram a expectativa de vivenciar essa experiência real, mas tiveram, a maioria deles, que acompanhar pela TV.

Apesar do resultado final da partida ter sido um belo jogo em um dos templos do futebol mundial, os erros cometidos nesta edição da Libertadores mancham a história do torneio para sempre, para os torcedores, para os patrocinadores e, principalmente, para o esporte.

Clique aqui e acesse conteúdo completo para o seu evento: Planejamento de virada de lote, calendário 2019 para organizadores, produção do email marketing perfeito. 

Quer receber conteúdo como esse toda semana
na sua caixa de entrada? Assine nossa newsletter!

X
Assine nossa newsletter e não perca as melhores
dicas e novidades do ramo de eventos esportivos!
logo-tickeragora-2019-footer
Assine nossa newsletter e não perca as melhores
dicas e novidades do ramo de eventos esportivos!
Ticket Agora 2019. Todos os direitos reservados.
Ticket Agora 2019. Todos os direitos reservados.
X
Fale com um especialista