2020 e tudo mudou. Novos paradigmas emergiram. Não só há uma nova maneira de fazer negócios como também uma nova maneira de olhar o mundo.
Por isso, temos que começar 2021 com uma premissa: não conhecemos mais nossos consumidores. Precisamos nos adaptar novamente.
Este será um dos principais pilares estratégicos do Ticket Agora para o próximo ano, encarar o desconhecido, antes conhecido.
Portanto, espere muitas pesquisas. E este post é uma dica para você.
Pesquisas: desde sempre na estratégia
Saber mais do nosso público foi obsessão do Ticket Agora nos últimos anos.
Publicamos dezenas de pesquisas – aliás, temos 3 tipos bem definidos:
- Anuais, que detectam evolução do mercado de eventos esportivos (ex. Perfil do Atleta)
- Emergenciais, de ocasião, quando notamos padrões novos ou mudanças sociais importantes (ex. COVID)
- Mapas de segmentos, focadas em comportamento de consumo de mercados específicos (ex. Natação, Trail)
Para nós sempre foi uma das bases de produção de conteúdo, mas, agora, isso ganhou outra proporção.
Trata de manter-se conectados, porque…
Não conhecemos mais o consumidor
Quem será que vai sair do outro lado do túnel após o coronavírus? As mesmas pessoas vão voltar aos eventos? Como está a performance esportiva dos meus clientes?
E mais: o que mudou na maneira que consumimos esporte?
São muitas perguntas que só 2021 vai responder – e se perguntarmos bastante, com método e disciplina.
Afinal, temos que criar opções de diálogo com nossos consumidores se queremos construir este novo mercado que vem por ai.
As pesquisas ficaram muito mais importantes no próximo ano porque a realidade mudou. A sociedade se transformou profundamente.
Sabemos porque. Precisamos entender como para definir o que fazer.
Dicas
Produzir pesquisas tem que ser um processo orgânico e constante – mas às vezes é difícil começar.
Aqui algumas dicas básicas para começar:
- Sua base de dados já tem um bom tamanho e qualidade para descobrir bastante coisa;
- Use ferramentas simples e gratuitas, tem um monte disponível;
- Faça pesquisas curtas e rápidas de responder, com perguntas fáceis de entender;
- Se você estiver solo no processo, mande para alguém de confiança revisar;
- Não se apegue a design ou perfeição. É melhor fazer;
- Se puder, dê descontos ou vantagens para quem responder. Mas se puder, em geral as pessoas gostam de ajudar;
Quando tiver as informações, tente ler também as entrelinhas. O mundo está em movimento e a pesquisa é uma foto, não um vídeo.
Entretanto, o material já apresenta indício claros do que querem seus consumidores. É uma ferramenta única e essencial para fazer o melhor 2021 possível.
Quer consultar algumas das melhores pesquisas que fizemos nos últimos tempos? É NESTE LINK AQUI!
2021 tem que ser o ano da curiosidade, investigação e renovação. Vamos nessa.