Tempo de leitura: 5 minutos

14 Hacks para otimizar estratégia de Virtuais

Daniel Krutman
Daniel Krutman
2 de março de 2021
COMPARTILHE
Tempo de leitura:

Há muitos dilemas sobre eventos virtuais esportivos. É um nicho em desenvolvimento, uma rede de aprendizado. Ainda há pouca informação reunida.

Além disso, tem um modelo de negócio diferente, não sabemos ainda: se comporta crescimento, quem paga por este serviço, quanto está disposto a pagar.

Entretanto, uma coisa sabemos: abrir o portfólio para virtuais é uma das estratégias mais importantes para sobreviver ao agora. Já falamos disso neste texto, mas, em resumo, não tem, necessariamente a ver com resultado, mas sim com relevância.

Sabemos também que não é fácil pivotar. É uma mentalidade diferente de quem, há anos, está produzindo apenas experiências presenciais.

Pensando nisso, resolvemos reunir aqui atalhos, com nossos aprendizados mais importantes neste quase um ano de pandemia – e foco.

Hackeamos as virtuais para você, em 14 dicas.

1.Ciclo de vida pequeno…

Uma das principais sacadas é que os eventos virtuais são alimentados por novidades constantes. É uma compra por impulso.

Você precisa manter constância nos lançamentos e novidades – este é, até agora, o maior potencial de escala.

Não é preciso encerrar vendas, mas partir para o próximo lançamento.

Ciclo de vida de virtuais é mais curto

2. …mas lançamento grande

Valorize o evento como se fosse um presencial. O consumidor gosta de sentir que o produto foi trabalhado, planejado.

É preciso comprar a ideia antes que lançar a experiência.

3. Fator lúdico funciona: os fãs

Os eventos com temas mais lúdicos, com personalidade ou temas de comunidade, tendem a ter melhor performance.

Temas mais divertidos, leves e com referências à estilo de vida, em média, vendem mais. Vale a pena arriscar, lembrando dos ciclos curtos.

4. Não se apegue a uma ideia

Sua primeira tentativa de virtual provavelmente não dará certo. Nem a segunda. É preciso volume de propostas, produção com custo baixo.

E muito teste. Se você começar a produzir bastante uma hora vai acertar um nicho com demanda – e isso paga toda a conta.

Poucos projetos, muito apego

5. Baixe a expectativa de vendas

Não adianta ter ilusão de que o evento virtual vai alcançar o mesmo volume de um presencial. Não é esse o negócio.

Você precisa apostar na cauda longa, na diversidade de produtos. A função das virtuais é primordial para sobrevivência, mas não de alcançar o mesmo patamar.

6. Humanize a conversa

Abra o jogo, converse com transparência com os consumidores. Nem sempre uma ideia vai ser bem sucedida.

Ter uma estratégia baseada em testes requer essa humanização da conversa. Você vai errar. E tá tudo bem.

7. Aqueça a comunicação e o discurso

Acredite em cada lançamento, coloque energia e cuidado. Ficou claro que eventos parecidos, com discursos de impacto diferentes, tiveram vendas diferentes.

Ter diversos produtos significa ter menos apego, mas como no pôker, todo lance é All-in.

O lançamento não pode ser morno. Coragem.

8. Há mais sensibilidade à preço

O evento virtual precisa ser mais barato. Isso acontece porque a percepção de valor ainda é menor, a estrutura é invisível.

Por isso, tente trabalhar com margens menores. Lembre-se estamos criando uma cultura nova, é possível que, aos poucos, as virtuais se valorizem mais.

9. Frete tem grande impacto nas vendas

O preço é importante, mas o principal fator de abandono de carrinho é o frete.

Lembre-se: você precisa entregar kits nas casas de pessoas por todo país e isso custa caro. É válido elaborar estratégias e até parcerias regionais para minimizar este custo.

Quando menor o preço do frete, maior a venda.

10. Muita gente está “comprando um kit”

Muita gente coleciona medalhas. Você aproveita essa oportunidade?

É fato, não existe evento esportivo virtual sem um kit cheio de identidade e proposta.

Explore o fator e-commerce. Vender o kit é ainda mais importante no modelo de virtuais

11. Pense sobre capilaridade

Tire caráter regional da comunicação. Você agora tem alcance em todo Brasil.

Por isso, os eventos temáticos funcionam melhor. São democráticos e vendem para nichos de consumidores espalhados pelo país.

12. A experiência de recebimento do kit é subutilizada

O momento mais emocionante do evento virtual é a hora do recebimento do Kit.

Pouco explorado, é preciso apostar nesta etapa como parte da experiência. A emoção é um grande fator de recompra – e assim você constrói sua base de clientes.

13. É crucial negociar com fornecedores, não só preço, mas modelo

O modelo de compra de insumos deve ter o menor risco possível. Afinal, são muitas apostas, lançamentos e testes.

Os fornecedores precisam entender essa nova realidade e adaptar o modelo de vendas. Quantidades controladas, qualidade e criatividade.

Toda cadeia de suprimentos deve estar na mesma sintonia

14. É possível ser um bom negócio

É importante começar o projeto de virtuais acreditando. É outro mundo, mas é possível criar produtos de impacto, já vimos por aqui.

No futuro, com a volta dos presenciais, podemos ter um complemento de receita e formato.


Temos muito mais conteúdo sobre estratégia e sustentação de eventos virtuais no nosso Blog. Aproveite.

Quer receber conteúdo como esse toda semana
na sua caixa de entrada? Assine nossa newsletter!

X
Assine nossa newsletter e não perca as melhores
dicas e novidades do ramo de eventos esportivos!
logo-tickeragora-2019-footer
Assine nossa newsletter e não perca as melhores
dicas e novidades do ramo de eventos esportivos!
Ticket Agora 2019. Todos os direitos reservados.
Ticket Agora 2019. Todos os direitos reservados.
X
Fale com um especialista