Home / Categoria / Recentes

Você já ouviu falar em conceito USP? Entenda porquê o seu evento precisa dele.

por Samir Ferrari em Marketing - 17/09/2018

A cada ano que passa os eventos se multiplicam, não é mesmo?

Temos em nossa plataforma eventos dos mais diversos segmentos como cursos, palestras, feiras e até e-sports, mesmo assim, os que prevalecem ainda são as corridas de rua e em sua grande maioria com distâncias e locais similares, sendo que alguns deles acontecem até na mesma data.

Como o participante vai decidir em qual investir seu tempo e dinheiro?

Qualidade, serviço, preço, credibilidade do organizador. Tudo isso influencia, mas como realmente o seu evento vai se diferenciar da concorrência?

Muitas vezes parece uma missão impossível, mas não é.

E sim, temos a resposta para essa questão, afinal nosso time é especialista nisso e nenhum evento é igual.

Aplique o conceito USP no seu evento e comunique muito esse conceito, em todos os textos e artes. Faça comunicações com parceiros e briefings para equipe também.

Mas de onde vem e o que é o conceito USP?

A sigla que em português significa ‘proposta única de venda’ foi criada nos anos 40, por um grupo de publicitários americanos que definiram um posicionamento exclusivo para produtos, marcas ou serviço para se diferenciarem da concorrência.

O primeiro case já foi um sucesso, fazendo com que grande parte dos consumidores trocassem sua marca de chocolate preferida:

M&Ms: “melt in your mouth, not in your hand”

Ao invés de falar que o M&Ms era saboroso e colorido, a marca preferiu dizer: “derrete na sua boca, não na sua mão”

Resumindo, o conceito USP é o seu argumento mais forte, é o que define as características exclusivas que seu evento possui, é o benefício que nenhum outro evento possui, como a tradução diz é ÚNICO.

Pode ser também a grande promessa que só o seu evento consegue cumprir aos participantes.

Alguns exemplos de marcas e eventos que usam o conceito USP em seu posicionamento:

  •         Bombril – Palha de Aço – mil e uma utilidades
  •         Yakult – lactobacilos vivos que ajudam a flora intestinal.
  •         Corrida Venus – Corra no seu Ritmo
  •         Run The Night – O evento vai muito além do asfalto

Como criar um conceito USP para o meu evento?

Responda as questões:

Por que o meu evento existe?

Como ele torna a vida dos participantes melhor?

Como posso melhorar a vida do participante dentro do segmento?

2 dicas importantes

  1. Se você, como organizador, não consegue articular o USP do evento em poucas palavras e de forma clara, é provável que muitos participantes também não entendam.
  2. Cuidado com valores relativos como “melhor evento ”, “melhor performance” “maior evento”. Os participantes não o percebem. Ao invés de dizer “a melhor performance para você”, diga “único evento com percurso 100% plano”. Não diga “maior evento”, mas sim “10.000 inscritos juntos farão história”. Entregue o benefício direto.

E agora, qual é o conceito USP do seu evento?


RELACIONADOS

Image

Case L´Étape: a Jornada do Participante

13/12/2018 Cases
Um dos principais eventos esportivos do pais, consolidado ano após ano, é o L´Étape Brasil. Com estrutura de padrão internacional, foco na experiência do atleta e cenários de cartão postal, a etapa brasileira do [...]
Image

Aprendizados com a final da Libertadores que podem ser aplicados no seu evento

12/12/2018 Dicas
O maior evento de futebol da América Latina passou por momentos delicados nas últimas semanas e podemos tirar alguns aprendizados que se aplicam na organização de qualquer evento esportivo. O segundo jogo da final d[...]