Home / Categoria / Recentes

Todo evento precisa de um plano de marketing, entenda porquê!

por Gabriela Donatello em Marketing - 25/05/2018

 

Um plano de marketing nada mais é do que um documento que detalha todas as ações necessárias para atingir um objetivo. Este plano envolve diversos aspectos, como a análise de mercado, da situação atual da empresa, das oportunidades, ameaças… Sem contar que você vai precisar saber exatamente quais são os seus objetivos, as ações que serão realizadas para alcançá-los e tudo o que será necessário para elas sejam executadas. Em resumo, o plano de marketing significa planejamento.

Às vezes mesmo divulgando muito o seu evento não vende o quanto gostaria? Pode ser que o seu plano de marketing não esteja alinhado. Lembre-se sempre que você não vende apenas uma inscrição e, sim toda uma experiência.

Veja a seguir alguns passos simples que você precisa entender  para realizar o plano de marketing:

Objetivo

Defina com clareza objetivos que sejam possíveis de alcançar. O seu objetivo pode ser baseado em trazer mais inscritos no seu evento do que no ano anterior ou em ser reconhecido como melhor evento dentro do seu segmento.

Ambiente/ mercado

Imagine que você está planejando um evento na sua cidade e quando já está quase tudo pronto descobre que na mesma data e em uma cidade próxima acontecerá uma corrida de rua muito importante. Seria muito chato saber que alguns dos seus possíveis participantes não comparecerão, pois já estavam inscritos em outro evento. E pior, que todas as ações de marketing que você já tinha planejado foram em vão. Por isso, é tão importante fazer uma análise externa, ou seja, olhar para o mercado e entender quais são os seus concorrentes e o que estão fazendo. Além disso, é preciso buscar tendências, novidades e inovações do seu universo.

A análise de ambiente serve também para olhar para dentro da sua estrutura e perceber quais são suas forças e fraquezas e como usá-las a seu favor.

Público-alvo/ Persona

Conhecer o seu público talvez seja um dos principais pontos do seu plano e a dica mais valiosa é: não tente abraçar o mundo. Com o tempo você acaba percebendo que é impossível agradar a todos, ainda mais se tratando de perfis de consumidores diversos.

Além disso, você sabia que muitas empresas hoje usam o termo “persona” para identificar exatamente quem compra o seu produto ou serviço? A persona é diferente de público-alvo, enquanto um representa um grupo muito grande de acordo com as suas características, o outro representa um retrato com o perfil ideal, é como se você desse nome e rosto para esta persona.

Para mapear a persona é preciso muita pesquisa para saber as tendências e os pontos em comum entre um público. Algumas das perguntas que você pode fazer para descobrir a persona são: Qual é a profissão? Qual é a faixa etária? Qual é o sexo? Onde vive? Como é a família? Quais são seus valores? Quais são seus medos? Qual é o seu maior objetivo? Quais são seus hobbies?

 

Ações

Ao chegar nesta parte você já precisa do seu objetivo bem definido e provavelmente ele envolve fazer o melhor evento e ser referência no segmento. Depois você deve definir todas as ações que serão o meio para que você consiga alcançar este objetivo.

É hora de escolher como será a comunicação nas redes sociais, a identidade visual, quais serão as principais características e chamariz do evento, qual plataforma irá utilizar, quais ferramentas de marketing serão importantes e etc.

Lembre-se que para montar o seu evento é fundamental também fazer um check list de tudo o que você vai precisar e nós já falamos disso aqui (http://blog.ticketagora.com.br/o-que-e-quanto-tempo-preciso-para-organizar-um-evento-esportivo/)

Implementação

É hora de colocar tudo em prática! Então monte um cronograma com todas as ações de marketing que foram estabelecidas, organize por datas e certifique-se de que tudo que você definiu está sendo colocado em prática. E lembre-se:  seu cronograma pode ser alterado quando você quiser, então se no meio do caminho perceber que precisa de mais força em comunicação ou precisa implementar uma nova ferramenta, vá em frente!


RELACIONADOS

Image

5 motivos para investir em experiência do cliente

11/10/2018 Dicas
    Customer Experience Management ou experiência do cliente é um termo que vem sido muito discutido. Como proporcionar experiências para o cliente influencia no negócio? Antigamente era entendido que o mei[...]
Image

Como Aprimorar a Comunicação Visual de Seus Eventos a Partir de Canais Sensoriais

09/10/2018 Marketing
Olá organizador(a) como vai você?   Já parou para pensar em como os participantes de seus eventos recebem a comunicação de sua equipe de marketing?   Antes de qualquer coisa, você precisa lembrar que a comunicaç[...]