Home / Categoria / Recentes

Saiba como o Buzz Marketing pode ajudar no seu evento

por Gabriela Donatello em Marketing - 18/02/2019

Ao pé da letra, buzz significa “burburinho” e pode ser identificado como algo que cria estímulo ou animação. Só falando isso já temos uma boa ideia do que será abordado hoje. O termo pode ser definido como um conjunto de técnicas que vai fazer as pessoas comentarem, darem opiniões e, principalmente, gerar barulho para o seu evento.  No final o buzz marketing vai te ajudar a  gerar engajamento, e todas essas reações são uma ótima estratégia para o sucesso.

Como usar o buzz como estratégia de divulgação

O intuito é chamar uma atenção positiva, certo?  Então você vai precisar que as pessoas discutam e comentem sobre algo seja nas redes sociais ou no boca a boca. O que muitos não sabem é que existe uma ciência que ajuda na geração de assuntos e, se bem feita, é extremamente eficaz para ficar na boca e na cabeça das pessoas. O publicitário Mark Hughes analisou esse assunto e publicou no livro “Buzzmarketing seis pautas que as pessoas gostam de discutir”. São elas:

1)   Tabu. As pessoas adoram falar de algo que é proibido ou perigoso e o tabu se encaixa neste quesito.

2)   Incomum. Falar de algo que foge do padrão é uma ótima dica para gerar buzz.

3)   Extraordinário. O nome já diz, pessoas adoram falar do que é incrível, que enche os olhos.

4)   Chocante. Quanto mais chocante mais buzz.

5)   Hilário. Quem nunca compartilhou um vídeo engraçado que atire a primeira pedra, pessoas adoram rir e compartilhar o que as fez rir.

6)   Segredo. O ser humano é curioso por natureza e por isso fazer as pessoas ficarem curiosas pode ser uma boa estratégia.

Clique e baixe a Pesquisa de Bike, material inédito para todo mercado esportivo

Buzz Marketing nos seus eventos

Depois de saber quais são os principais gatilhos para gerar buzz é hora de aplicar nos seus eventos. Pense em ações que farão as pessoas comentarem e compartilharem, como uma atração surpresa que cause estranhamento e seja chocante, como um kit jamais visto antes.

Não esqueça: as redes sociais estão do seu lado. Um dos segredos é divulgar as suas ações no Facebook ou Instagram e incentivar as pessoas a compartilharem aquilo, o melhor de tudo isso é que ações do tipo são baratas. Por exemplo, você pode deixar em segredo uma atração surpresa e fazer um suspense, ou mostrar algum fato engraçado que tenha acontecido em alguma edição anterior do seu evento.

Um exemplo de buzz foi a série de vídeos dos Jogos Cariocas de Verão, que mesclou o incomum ao extraordinário e foi um verdadeiro viral quando foi lançada:

O buzz marketing pode ser incrível para quem sabe usá-lo e uma ferramenta de marketing importantíssima para dar um gás na venda de inscrições.


RELACIONADOS

Image

Venda produtos junto com as inscrições e aumente o ticket médio do seu evento

17/05/2019 Plataforma Ticket Agora
Você sabia que pode aumentar o ticket médio do seu evento vendendo outros produtos além das inscrições? Essa é uma estratégia muito utilizada por alguns organizadores, afinal de contas o seu participante já está[...]
Image

Confira como foi o Webinar com Camila Bahia da Dream Factory sobre a Maratona do Rio

Conteúdo
Na última quinta-feira realizamos um Webinar exclusivo com Camila Bahia, Gerente de Produto Proprietários da Dream Factory, a empresa responsável pela Maratona do Rio ao lado da Spiridon, que cuida da parte técnica[...]