Home / Categoria / Recentes

O preço da inscrição é fundamental para um evento esportivo

por Redação em Dicas - 21/06/2016

 

Fit female in sportswear sitting while reading her credit card

Um evento esportivo exige diversas estratégias de marketing para atrair o público final, uma delas é o preço da inscrição. Esse fator pode ser decisivo na hora do atleta escolher em qual prova vai participar. Isso porque, o número de eventos de corrida no Brasil aumentou bastante nos últimos anos. De acordo com a Federação Paulista de Atletismo, o órgão registrou 213 eventos de corrida na cidade de São Paulo em 2013. Na época, esse número representou um crescimento de 35% em relação a 2009.

Com esse crescimento, assim como o aumento de organizadores de eventos esportivos, o preço promocional de uma inscrição pode ser um aliado importante na hora de captar público. Segundo Roberto Conte Jr., sócio diretor da Ray Sports, responsável por organizar eventos especiais como a Maratoninha da Galinha Pintadinha, hoje o atleta leva em consideração dois pontos na hora de escolher a prova que vai participar: o que o evento oferece e o preço da inscrição. Por isso, de acordo com o organizador, políticas diferenciadas de preços podem ser positivas.

“Recentemente nós criamos com o Ticket Agora a Super Quarta-feira. Fizemos uma ação pontual de preço especial apenas naquele dia da semana, que não é o melhor de vendas. Com isso tivemos um retorno considerável”, revela Conte.

Para Gabriela Pacifico, diretora da Gaia Esporte, vale ressaltar que a percepção de valor da inscrição também está associada ao kit do atleta oferecido pelo evento. “O valor de percepção do kit é um ponto decisivo. Quando é bacana, mesmo com o valor mais alto da inscrição, os atletas acabam pagando mais”, conta.

Porém, não adianta fazer kits elaborados, que inflam os valores das inscrições, e deixar de fora muitos potenciais atletas. Como alternativa, a Gaia Esporte ofereceu dois tipos de kits na última edição da Corrida e Caminhada Ilumina pela Prevenção do Câncer, em Piracicaba. O primeiro kit era o completo e continha camiseta, squeeze e medalha ao preço de R$ 70,00. Já o segundo kit, o promocional, custava R$30,00 e oferecia apenas o número de peito e a medalha.

“Para nós o kit promocional valeu a pena porque o nosso maior custo no evento sempre é o kit elaborado. Dessa forma reduzimos o custo da produção dos kits e conseguimos disponibilizar essa verba para outras ações no evento. Além disso, diminuímos bastante os pipocas, que puderam pagar pela inscrição mais simples”, conta Pacifico.

Para quem está começando no mercado de eventos esportivos, uma dica valiosa é sempre começar com valores de inscrições mais modestos. “Uma prova deve começar com o valor mínimo de inscrição, já que o valor baixo sempre atrai o público. Além disso, com um valor menor será possível fidelizar o público e aos poucos aumentar o valor da inscrição agregando novos benefícios ao evento”, finaliza Conte.

 


RELACIONADOS

Image

O seu funil de conversão de vendas é importante! Entenda porquê.

18/04/2019 Plataforma Ticket Agora
Compartilhar no WhatsAppVocê sabe o que é um funil de conversão de vendas e como ele pode ajudar nas vendas das suas inscrições? Saiba que ele é muito útil para entender as etapas e conversões desde as visitas na[...]
Image

Boleto x Cartão: a batalha dos meios de pagamento!

17/04/2019 Cases
Compartilhar no WhatsAppVocê sabe que vale mais a pena estimular? As vendas no cartão ou no boleto? Aqui no Ticket Agora o cliente tem duas opções, mas queremos mostrar também que existem diferenças e você pode ex[...]