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Estratégias de preço para alcançar o sucesso na venda das suas inscrições

por Samir Ferrari em Dicas - 07/01/2019
Um evento esportivo, seja corrida de rua, triathlon, ciclismo, exige diversas estratégias de marketing para atrair o público final, uma delas é o preço da inscrição.

Esse fator pode ser decisivo na hora do atleta escolher em qual prova vai participar. Isso porque, o número de eventos de corrida no Brasil aumentou bastante nos últimos anos. De acordo com a Federação Paulista de Atletismo, o órgão registrou 213 eventos de corrida na cidade de São Paulo em 2013. Na época, esse número representou um crescimento de 35% em relação a 2009.

Com esse crescimento, assim como o aumento de organizadores de eventos esportivos, o preço promocional de uma inscrição pode ser um aliado importante na hora de captar público. Segundo Roberto Conte Jr., sócio diretor da @raylifebr, responsável por organizar eventos especiais como a Timão Run 2018, hoje o atleta leva em consideração dois pontos na hora de escolher a prova que vai participar: o que o evento oferece e o preço da inscrição. Por isso, de acordo com o organizador, políticas diferenciadas de preços podem ser positivas.

“Nós já criamos com o Ticket Agora a Super Quarta-feira. Fizemos uma ação pontual de preço especial apenas naquele dia da semana, que não é o melhor de vendas. Com isso tivemos um retorno considerável”, revela Conte.

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Para Gabriela Pacifico, diretora da Gaia Esporte, vale ressaltar que a percepção de valor da inscrição também está associada ao kit do atleta oferecido pelo evento. “O valor de percepção do kit é um ponto decisivo. Quando é bacana, mesmo com o valor mais alto da inscrição, os atletas acabam pagando mais”, conta.

Porém, não adianta fazer kits elaborados, que inflam os valores das inscrições, e deixar de fora muitos potenciais atletas. Como alternativa, a Gaia Esporte ofereceu dois tipos de kits na última edição da Corrida e Caminhada Ilumina pela Prevenção do Câncer, em Piracicaba. O primeiro kit era o completo e continha camiseta, squeeze e medalha ao preço de R$ 70,00. Já o segundo kit, o promocional, custava R$30,00 e oferecia apenas o número de peito e a medalha.

“Para nós o kit promocional valeu a pena porque o nosso maior custo no evento sempre é o kit elaborado. Dessa forma reduzimos o custo da produção dos kits e conseguimos disponibilizar essa verba para outras ações no evento. Além disso, diminuímos bastante os pipocas, que puderam pagar pela inscrição mais simples”, conta Pacifico.

Para quem está começando no mercado de eventos esportivos, uma dica valiosa é sempre começar com valores de inscrições mais modestos. “Uma prova deve começar com o valor mínimo de inscrição, já que o valor baixo sempre atrai o público. Além disso, com um valor menor será possível fidelizar o público e aos poucos aumentar o valor da inscrição agregando novos benefícios ao evento”, finaliza Conte.


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