Home / Categoria / Recentes

Conheça a história do Tour de France e veja como o evento se tornou um dos maiores do mundo

por Redação em Cases - 20/04/2017

O Tour de France é considerado a maior prova de ciclismo e um dos eventos esportivos mais assistidos no mundo. Mas não foi da noite para o dia que alcançou todo esse status, são mais de cem anos desde sua criação e muitos avanços tecnológicos envolvidos. Conheça e inspire-se com essa trajetória de sucesso.

 

A princípio, o Tour de France foi uma prova idealizada para aumentar a circulação do jornal esportivo L’Auto (atual L’Equipe) que não andava bem financeiramente. A ideia de realizar um evento de ciclismo foi dada por Géo Lefèvre, um funcionário da redação, e aceita pelo fundador do veículo, Henri Desgrange, que além de jornalista também era ciclista e conhecido por escrever sobe o esporte. O objetivo era de que o L’Auto conseguisse competir com os jornais Le Petit Journal e Le Vélo, que patrocinavam as corridas Paris-Brest-Paris e Bordeaux-Paris e por isso vendiam mais exemplares.

 

A primeira edição do Tour foi realizada 1903.  Géo Lefèvre sugeriu uma corrida de seis dias, do tipo popular na estrada, mas que passasse por “toda” a França entre os dias 31 de maio e 5 de julho, com um trajeto partindo de Paris passando em Lyon, Marselha, Bórdeus e Nantes, antes de retornar à capital francesa.

Para a época, o nível de dificuldade foi considerado bem alto — mesmo com dias de descanso entre uma etapa e outra, já que as fases duravam uma noite inteira e terminavam apenas em outro dia. Além de envolver muitos custos tanto para os participantes quanto para organização. Apenas 15 ciclistas se inscreveram.

 

Diante do aparente fracasso nas inscrições, Desgrange quase abriu mão de realizar a prova, mas invés disso decidiu fazer algumas mudanças no planejamento inicial: acrescentou a cidade de Touluse no percurso, mudou as datas para 1º a 19 de julho, encurtando a duração da corrida, além de oferecer um subsídio diário para aqueles que fizessem em média pelo menos 20 km/h em todas as fases. Ele também colocou como prêmio de cada fase um valor em dinheiro que ultrapassava aquilo que os trabalhadores ganhavam na época. Uma estratégia que atraiu cerca de 70 participantes.

 

A primeira edição da prova em 1903 foi classificada como um sucesso e aos poucos foi atraindo patrocinadores e crescendo em escala mundial.

Nas primeiras edições do Tour, os corredores dormiam na beira da estrada e não podiam receber nenhum auxílio externo, era uma corrida enduro quase contínua. Com o tempo isso foi mudando e atendendo melhor as necessidades dos participantes. Hoje a estrutura é muito melhor planejada e oferece assistência o tempo todo, desde água, alimentos, atendimento médico, até mecânicos de bicicletas.

 

A prova foi passando por diversas mudanças e se modernizando cada vez mais, beneficiando também o público que a acompanha. Desde o ano passado, por exemplo, é usado um sistema que fornece informações muito mais precisas em tempo real para espectadores, comentaristas e times de atletas, baseado em um rastreamento que combina dados, vídeos, fotografias e redes sociais. O que atrai cada vez mais fãs, uma vez que proporciona uma experiência quase que interativa na competição.

 

Os espectadores têm acesso a dados como velocidade dos atletas, distância entre cada um deles, composição dos pelotões de corrida, velocidade e direção do vento, assim como previsão das condições climáticas, um acompanhamento que poucos eventos esportivos oferecem em tempo real ao público sem depender de uma cobertura televisiva.

 

O Tour de France conseguiu aliar a tradição do evento com as inovações tecnológicas disponíveis, agradando assim tanto os ciclistas que participam da prova, quanto quem está de fora dela, fazendo assim a corrida de uma modalidade que não é uma das mais praticadas e divulgadas ser um evento conhecido e acompanhado mundialmente.


RELACIONADOS

Image

Conheça o seu participante através de questionários personalizados

18/07/2019 Plataforma Ticket Agora
Você sabia que é possível conhecer o perfil dos seus participantes no momento da compra? Essa é a função dos questionários personalizados que você pode adicionar no processo de inscrição. Por que conhecer o per[...]
Image

T.A. Summit:10 motivos para ir!

17/07/2019 Dicas
O T.A. Summit 2019 está chegando e estamos preparando um evento inesquecível para os organizadores. Serão algumas horas muito intensas de conteúdo, debates e conexões. Tudo isso com um conceito inédito: pela primei[...]