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Funil de Conversão no seu Dashboard: comece já a usar

por Daniel Krutman em Dicas - 12/09/2018

O Funil de Conversão que aparece na primeira tela do seu evento, dentro do Dashboard Ticket Agora, é uma grande arma para avaliar a sua performance de vendas.

Os dados demonstram as etapas do fluxo que o participante percorre dentro da plataforma Ticket Agora e podem dizer muito sobre o panorama da sua performance.

Este é um guia para ajudar você a utilizar esta ferramenta com mais inteligência, com diagnósticos e ações rápidas de recuperação de vendas.

Este é o Funil de Conversão

Funil de Conversão explicado

Você encontra 3 números diferentes no funil:

  1. Número de acessos ao Hotsite, que representa o total de pageviews que o hotsite do seu evento possuí. Este número é essencial para medir o interesse no seu evento, quantas pessoas estão chegando até ele através das mais diversas formas de divulgação. Quanto maior este número, maior o reflexo positivo nas vendas.
  2. Taxa de pedidos iniciados, que é o % de pessoas que clicaram para iniciar o processo de compra. Não importa aqui o número de pessoas que concluíram, mas sim quantas pessoas foram convencidas pelo seu argumento e iniciaram o cadastro. Neste momento o sistema já consegue saber quem são os usuários.
  3. Taxa de pedidos finalizados, que é o número de pessoas que, desde o hotsite, foram até o final do fluxo de compra e efetivaram o pagamento. A diferença entre os pedidos iniciados e os pedidos completos é chamada de Taxa de Abandono.

Sim, agora você entende o que são os 3 números, e como chegamos á eles. Mas o que devo fazer com tanto informação?

Tenha parâmetros: as médias

Vamos começar então com mais informação ainda. É importante para análise comparar seu Funil de Conversão com as médias gerais de nossa plataforma, que compreende o total de eventos que já comercializamos no Ticket Agora. São mais de 2,5 mil até hoje.

Não há sentido em ter uma média para o Número de acessos ao hotsite. Cada evento respeita as condições de seu mercado, metas de participantes e potencial de investimento em comunicação. Mas aqui você tem um parâmetro super importante: a sua própria média histórica. Compare se o número de acessos ao seu hotsite está aumentando. Este é o número que mais depende do seu esforço de divulgação.

Já para os demais parâmetros, a média geral funciona. E a análise é simples, um número acima da média de mercado já merece um ponto positivo.

A taxa global de pedidos iniciados é de 25,3%. Ou seja, aproximadamente 1/4 de quem chega ao hotsite inicia o processo de compra. Já a taxa para pedidos finalizados é de 17,8% – ou seja, quase 30% das pessoas que iniciam o processo de compra não efetivam o pedido.

Hipóteses, testes e resultados

Agora você já sabe se o seu Funil de Conversão está acima ou abaixo da média. Mas o que fazer com essa informação?

As análise são diversas, em especial para detectar quais são os possíveis problemas com seu evento. Se você conhece os problemas tudo fica fácil: é só resolver, não é?

Para taxas acima das médias, há uma diretriz básica: ataque a divulgação. Está tudo certo com seu evento, as informações estão adequadas, você tem sucesso com quem chega até você. Então é hora de fazer o maior número de pessoas possível chegar até você.

Para taxas abaixo da média, é necessário avaliar hipóteses e fazer testes de melhoria.

Exemplo de taxas abaixo da média

Hipóteses para taxa de pedidos iniciados baixa:

  • Página de apresentação não está atrativa ou não contém informações suficientes;
  • O público que está chegando ao seu evento não é o público que vai comprar – verificar canais de divulgação;
  • O design do evento ou kits / produtos não é atrativo;

Hipóteses para taxa de pedidos finalizados baixa:

  • Preço não foi informado com antecedência e está acima da percepção do público;
  • O evento não tem diversidade de formas de pagamento;
  • Não há estoque suficiente, ou grade de camisetas nos produtos adicionais;
  • O questionário de cadastro é muito extenso e complexo de preencher;

Ataque todas as alternativas e veja o que dá resultado. Você também deve ter outras ideias do que não está funcionando, essencial é descobrir o mais rápido possível e agir.

Trabalhando o carrinho de abandono

Uma das principais armas para aproveitar no Funil de Conversão é trabalhar o carrinho de abandono.

São as pessoas que iniciaram e não terminaram a compra. Você concorda que estas pessoas são o público ideal para uma comunicação direcionada?

A lista é atualizada em tempo real na plataforma Ticket Agora. Aproveite também para conversas com estas pessoas e entenda o que deu errado no processo. Pode render insights valiosos para ajustes de preço ou informações.

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Está planejando seu próximo evento? Confira nossas dicas do que é essencial para tirar o máximo deste processo.


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