Home / Categoria / Recentes

Como organizar um evento com corrida de revezamento?

por Redação em Dicas - 14/07/2016

763200

Os organizadores de eventos esportivos geralmente começam a atuar no mercado com corridas de menor porte e menor distância. Depois de um tempo e algum know-how partem para outras distâncias e modalidades, a fim de diversificar seu mix de produtos. Uma variação da tradicional corrida de rua são as provas de revezamento. Geralmente esse tipo de corrida é feita em equipes e os atletas se revezam para completar a prova.

As corridas de revezamento são similares às provas normais, porém, há pequenas particularidades na estrutura do evento, como os pontos de hidratação e o percurso. De acordo com Luiz Leite, sócio-diretor da CC&M, responsável por organizar a Maratona de Revezamento Pão de Açúcar, esses pontos citados precisam ser trabalhados com cuidado para garantir o sucesso do evento.

O momento da troca de atletas geralmente é o mais complexo. Por isso, as áreas de trocas devem ser feitas de forma que os corredores consigam achar seus pares sem prejudicar ou beneficiar o tempo da equipe. “Uma prova de revezamento requer um amplo estudo envolvendo bastante conhecimento do percurso para uma perfeita distribuição entre as equipes na hora de trocar os atletas. Assim é possível evitar grandes “funis” e que a corrida trave em algum ponto. Também é importante distribuir vagas por equipes para colaborar com essa logística”, conta Leite.
Como numa corrida comum, no revezamento também são utilizados chips de atleta para a cronometragem do tempo. Porém, para o revezamento o cadastro dos chips leva um número a mais, que identifica cada atleta da equipe. Esses chips são controlados por pontos específicos no percurso, não apenas na chegada da corrida.
Atualmente existem corridas de revezamento de diversas distâncias e com número variável de participantes. Segundo Leite, recentemente eles organizaram um evento de revezamento solidário para a Run&Fun, que reuniu 500 atletas, numa pista de atletismo, e o resultado foi muito positivo. A CC&M, referência nesse tipo de evento, já chegou a organizar um revezamento com 33 mil participantes.

Para quem quer entrar no mercado de corrida de revezamento, o primeiro passo é fazer um “check-list” grande com os itens indispensáveis para a realização de qualquer evento esportivo, além é claro, de se preocupar com os pontos específicos do revezamento. “Alguns pontos são de extrema importância, tais como distribuição de staffs, liberação e sinalização do percurso e de fácil entendimento, hidratação, cronometragem, arbitragem, pós-prova, guarda volumes, moto batedores para acompanhamento dos líderes, entre outros pontos também importantes, como limpeza e segurança”, conclui o sócio-diretor da CC&M.


RELACIONADOS

Image

O seu funil de conversão de vendas é importante! Entenda porquê.

18/04/2019 Plataforma Ticket Agora
Compartilhar no WhatsAppVocê sabe o que é um funil de conversão de vendas e como ele pode ajudar nas vendas das suas inscrições? Saiba que ele é muito útil para entender as etapas e conversões desde as visitas na[...]
Image

Boleto x Cartão: a batalha dos meios de pagamento!

17/04/2019 Cases
Compartilhar no WhatsAppVocê sabe que vale mais a pena estimular? As vendas no cartão ou no boleto? Aqui no Ticket Agora o cliente tem duas opções, mas queremos mostrar também que existem diferenças e você pode ex[...]