Home / Categoria / Recentes

Case L´Étape: a Jornada do Participante

por Daniel Krutman em Cases - 13/12/2018

Um dos principais eventos esportivos do pais, consolidado ano após ano, é o L´Étape Brasil.

Com estrutura de padrão internacional, foco na experiência do atleta e cenários de cartão postal, a etapa brasileira do Tour de France é também uma referência no que chamamos de Jornada do Participante.

Conversamos com eles para ouvir tudo sobre esta estratégica e compartilhar com você, organizador.


“Não somos um evento. Somos uma marca”, é assim que Fábio Oliveira, Diretor Geral do L´Étape começa a falar sobre o DNA do projeto. “Nascemos em uma agência, e a comunicação é de berço”.


Entre Blitz, treinos e muitas surpresas durante todo o ano, a proposta é tratar a base de participantes como protagonistas da narrativa.

“Nós fazemos parte dos sonhos dos nossos atletas”, afirma Fábio.

Ele ainda cita o apoio dos Tour de France como essencial para o projeto de envolvimento. ‘Temos um acordo que prevê muita integração internacional. Em alguns casos levamos nossos melhores bikers para disputarem o próprio L’Étape du Tour, na França”.

A Jornada do Participante é mais do que simplesmente o envolvimento dos atletas durante o projeto. É parte da experiência de ser L´Étape.

E gera as melhores entregas para patrocinadores.

L´Etape conecta marcas aos seus participantes

Uma das principais funções estratégicas da Jornada do Participante é também elevar a entrega de exposição da marca dos patrocinadores.

Aliás, este é o retorno esperado por estes patrocinadores.


“As marcas nos usam como a plataforma principal para falar de esporte durante o ano todo”, comenta Fábio.


Ele completa, “temos projetos proprietários do L´Étape, mas também criamos produtos sob demanda, sempre usando o ciclismo como pano de fundo das experiências”.

Atualmente os patrocinadores oficiais da prova são Delta Airlines, Mitsubishi, Cannondale, Omint e Oakley, todos recebem a entrega de mídia e experiências que fazem valer o investimento.

Do mundo real para o virtual

A metodologia utilizada na Jornada do Participante L´Étape envolve experiências do mundo real que viram conteúdo amplificado nas plataformas virtuais.


Toda ação de campo é filmada e compartilhada nos canais de comunicação do evento.


O L´Étape utiliza sazonalidade para promover suas ativações e escolhe como seus personagens pessoas “comuns” e também personalidades, todos apaixonados por ciclismo e pela experiência.

Neste contexto o participante vive sempre a expectativa de ser o protagonista.

“Nossos patrocinadores nos desafiam a criar uma narrativa durante todo o ano, e isso ajuda a sustentar a estratégia”, completa o Diretor Geral.

Nem todo organizador terá recursos para criar ações tão complexas, mas é fato que o L´Étape serve como grande inspiração.

Dentro da sua realidade, o que você pode promover para continuar um grande nível de envolvimento com seus atletas durante todo período entre a inscrição e a prova?

Lembre-se que o esporte, a conquista, os desafios, tudo que está dentro da história dos seus participantes, é conteúdo para inspirar milhares de outros.

Cases de Sucesso na Jornada do Participante

Um dos principais produtos L´Étape é o treino secreto, que já vai para sua 7aedição, acontecendo desde 2016.

A ativação é emblemática, surpreende os atletas, cria experiências e muito conteúdo.

Outra ação consolidada é a Blitz, que acontece uma vez por mês, de maneira itinerante por todo o Brasil.

O evento monta uma estrutura de tenda com hidratação, café da manha, foto oficial, e até comercializa produtos Tour de France – sempre em parceria com as maiores assessorias esportivas de ciclismo em diferente cantos do país.

Confira mais videos L´Etape aqui.


Inspirado? É sua hora também de criar ações que amplificam a experiência do seu evento e transformam sua marca.

Conte com a gente nessa empreitada.

E também com mais conteúdo!

Você conhece nosso kit completo com guias para planejar melhor o seu evento?


RELACIONADOS

Image

Como usar a concorrência a favor do seu evento!

18/01/2019 Dicas
Concorrência é algo que está presente nos mais distintos mercados, seja de um serviço, produto ou evento, as chances de você não ter um concorrente são muito baixas. Mas ter um não significa que você vai perder [...]
Image

Pós-prova: 5 referências para inspirar o seu evento em 2019

16/01/2019 Cases
Corrida de rua, triathlon ou ciclismo, não importa o tipo de evento, o momento mais conhecido como pós-prova, quando a prova é finalizada, é a oportunidade de gerar mais valor a experiência adquirida pelo participan[...]