Home / Categoria / Recentes

Boleto x Cartão: a batalha dos meios de pagamento!

por Daniel Krutman em Cases - 17/04/2019

Você sabe que vale mais a pena estimular? As vendas no cartão ou no boleto? Aqui no Ticket Agora o cliente tem duas opções, mas queremos mostrar também que existem diferenças e você pode explorá-las em sua estratégia de vendas.

Mas quem vence essa guerra dos meios de pagamento?

O que diz o Time Cartão de Crédito

“O cartão de crédito é muito melhor do que o boleto. Só o cartão permite você pagar as suas compras em parcelas e isso ajuda muito, em especial quando o valor é mais alto. Dá opção para mais gente comprar, mesmo quem não tem dinheiro na hora.

Outra vantagem do crédito é a taxa de efetivação, em especial para inscrições. Quase todas as pessoas que escolhem essa modalidade têm sucesso na compra. Chegamos a 96% de efetivação contra apenas 65% dos boletos.

Por fim, temos também a questão dos pagamentos mobile, que já são 75% de todos os acessos no Ticket Agora, mas menos de 30% das compras. O cartão tem a ver com as compras pelo celular e o boleto apanha feio nesse quesito.”

 

 

O que diz o Time Boleto

“O boleto é muito melhor do que o cartão de crédito. Entre os meios de pagamento, o boleto é aquele mais democrático, não precisa nem ter conta no banco para usar. Ou seja, é acessível para 100% dos brasileiros, ao contrário do cartão – só 52 milhões de brasileiros possuem um.

Outra vantagem muito grande que temos é no recebimento desse pagamento. Você não precisa esperar 30 dias para receber o pagamento, ao contrário, você recebe com no máximo 2 dias depois da data da efetivação da compra. E isso faz muita diferença no fluxo de caixa.”

 

 

Veredito Ticket Agora

Depois de escutar os dois lados, nossa conclusão é que o ideal mesmo é manter os dois meios de pagamento como possibilidades na compra de inscrições.

Esta tabela abaixo mostra bem as vantagens e desvantagens de cada um.

Conheça os critérios dessa batalha, que terminou com uma pequena vantagem do Cartão, mas foi por pouco!

 

Critério Boleto Cartão
Pagar em várias vezes Não Sim
Taxa de efetivação 65% 96%
Participação nas vendas 35% 65%
Recebimento Máximo 2 dias 30 dias
Abrangência 208 M de brasileiros (todos) 52 M de brasileiros
Aceitação Mobile Ruim Boa

 

O cartão tem taxa de efetivação bem maior e mais relevância nas vendas – é 65% do total – mas perde quando falamos em abrangência de público. Nem todo mundo tem cartão e o boleto você pode pagar até em lotéricas ou correios.

No contexto tecnológico, porém, o boleto perde de lavada. A transação não acontece na hora, é de péssima usabilidade para celulares. Vale estimulá-lo quando seu problema maior for fluxo de caixa.


RELACIONADOS

Image

Venda produtos junto com as inscrições e aumente o ticket médio do seu evento

17/05/2019 Plataforma Ticket Agora
Você sabia que pode aumentar o ticket médio do seu evento vendendo outros produtos além das inscrições? Essa é uma estratégia muito utilizada por alguns organizadores, afinal de contas o seu participante já está[...]
Image

Confira como foi o Webinar com Camila Bahia da Dream Factory sobre a Maratona do Rio

Conteúdo
Na última quinta-feira realizamos um Webinar exclusivo com Camila Bahia, Gerente de Produto Proprietários da Dream Factory, a empresa responsável pela Maratona do Rio ao lado da Spiridon, que cuida da parte técnica[...]