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Amplifique o poder viral do seu evento

por Daniel Krutman em Digital - 30/03/2017

Viral é como os profissionais de marketing e publicidade denominam alguma característica, conceito ou ideia que se transforma em epidemia nos meios digitais, graças às redes de conexões instantâneas favorecidas pela internet.

Saiba que mesmo sem nenhum estímulo voluntário seu evento já possui um poder viral nato, caro organizador.

Eventos são experiências que constroem a personalidade das pessoas, sejam eles esportivos, musicais, educativos. Todos querem mostrar que estiveram (ou que estarão) por lá, porque isso faz parte de seu estilo de vida, da subcultura que representa. É humano!

Filosofia? Nem tanto. Experimente estimular o contato das pessoas com as experiências relacionadas ao seu evento, no ambiente digital e real e sinta a diferença na amplitude de divulgação.

Damos aqui algumas dicas simples e preciosas, para aproveitar ao máximo este potencial viral dos eventos.

 

1. Crie um evento no calendário do Facebook e convide todo mundo!

Esta ferramenta super simples ajuda a criar um espírito coletivo que antecede o evento, além de ser uma importante arena de comunicação com quem já está confirmado.

2. Deixe um botão de compartilhamento no seu site.

Mantenha visível um atalho para que os participantes compartilhem seu evento diretamente do site.  Isso pode ser através de uma publicação na linha do tempo de redes sociais ou até e-mails marketing com texto automático para amigos.

3. Crie ou aproprie-se de conteúdo sobre motivação e filosofia de vida.

Conteúdo neutro focado no estilo de vida do seu público tem grande poder de se espalhar rapidamente. Ele ajuda a identificar certas tribos no universo digital e de quebra é um estilo de post muito compartilhado.

Ah, realmente você pode ajudar alguém com essa, o que é muito legal!

4. Estimule o uso de hashtags.

Seu evento não tem hashtag oficial? Crie já. As hashtags são sua marca registrada nas redes, são ferramentas de agrupamento de pessoas e criam tendências de assuntos.

Se você já tem a hashtag bem definida não esqueça de explorá-la em toda e qualquer comunicação. Com isso, você estimula os participantes a também utilizarem esta identificação.

5. Aproveitar a arena é o mais importante.

Você tem as melhores condições do mundo para explorar o poder viral da sua marca, afinal VOCÊ É UM EVENTO. Isso é especial porque toda a sua arena é uma grande praça cenográfica onde pipocam selfies, fotos de “galera”, imagens de superação e amizade.

“Ah, mas isso não vai me ajudar a vender porque já é no dia do evento…”

Não pense pequeno. Sua marca e as experiências trazidas por ela são construídas com um passo após o outro. O dia do evento bem explorado é a melhor maneira de garantir que o próximo será ainda maior e melhor.

Lembre-se: eventos e experiências constroem a personalidade das pessoas em redes sociais, sendo assim construa as condições ideais para isso. Algumas dicas extras de como aproveitar sua arena.

  • Máximo possível de backdrops conceituais com hashtag e sua marca;

  • Inclua a hashtag em todos os cantos (sem poluir o material);

  • Oriente o locutor a falar dos próximos eventos e claro, de como compartilhar as fotos nas redes sociais;

  • Crie lonas e espaços estilizados com conceito do evento: uma foto boa precisa de um fundo legal;

  • Espaços interativos e ações de fotos são imbatíveis para amplificar o poder de qualquer marca presente no evento;

Dica importante: criar condições para algo tornar-se viral é muito diferente de forçar algo a ser viral. Isso nunca funciona, os consumidores percebem e fica feio para a marca. As coisas que são legais se espalham facilmente, sem precisar forçar a barra.


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