Home / Categoria / Recentes

AIDA: entenda como o conceito pode ajudar a lotar o seu evento

por Gabriela Donatello em Marketing - 05/12/2018

Sabemos que é as vezes pode ser difícil conseguir destaque. Por isso, ajudaremos você a prender a atenção do seu público e levá-lo à ação final, com um conceito muito usado no marketing, o AIDA.

O Conceito

AIDA é um acrônimo para as palavras: Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Um conceito bastante usado no marketing para analisar como alguém se comporta diante uma situação, além de servir como um roteiro que passa por todas as etapas até a mais importante: a venda.

Hoje vamos mostrar como aplicar este conceito para trazer mais inscritos, otimizando suas ferramentas de acordo com o seu público.

 

Atenção, interesse, desejo e ação

Atenção

O nome diz tudo, é preciso que as pessoas conheçam o seu evento. E para que isso aconteça é necessário que você esteja presente onde o seu público está. Seja diferente, aposte em kits inovadores, percursos novos e uma forma de comunicar tudo isso que fale exatamente com quem você deseja. Uma dica é apostar em cores contrastantes e elementos chamativos para a sua página.

Nesta etapa é importante que você defina as personas do seu evento. A persona é diferente de público-alvo, enquanto um representa um grupo muito grande de acordo com as suas características, o outro representa um retrato com o perfil ideal, é como se você desse nome e rosto para esta persona. Falamos disso aqui.

Interesse

Uma vez que a você conseguiu a atenção, vem o interesse pelo evento. Essa é a hora que o consumidor está tentando descobrir se há ou não interesse por aquilo que ele acabou de ver e talvez por isso seja a etapa mais desafiadora do processo.

Clique aqui para baixar nosso Calendário para eventos em 2019.

Pense que o consumidor está disposto a gastar um tempinho para descobrir se ele realmente quer aquilo, por isso deixe todas as informações importantes como valores, data, local, kit, horários, regulamento e etc em evidência. Se ele não achar o que está procurando o processo será perdido e ele sairá da página rapidamente.

Desejo

Essa é a terceira etapa, por enquanto você já chamou a atenção da persona, ela identificou uma necessidade e entende que o seu evento oferece o que ele busca. Agora o desafio é fazer com que ele escolha você e não o seu concorrente. Ache maneiras de entregar uma proposta que agregue valor a ele.

Uma dica é criar uma relação emocional com a sua persona. De acordo com uma matéria do Mundo do Marketing, algumas marcas criam um vínculo emocional com o cliente e isso acaba despertando a sua fidelidade. Para atingir seus consumidores elas acabam criando um contato maior e direto com seu público.

Ação

Por fim, é hora de induzi-lo a uma ação, neste caso, a realizar a inscrição. Deixe bem visível o local onde ele deve se inscrever, é o famoso Call to Action. Nós temos um texto bem bacana que dá dicas de como você deve usá-lo, basta clicar aqui 

Lembre-se que falta apenas um empurrãozinho para que o cliente feche o ciclo com sucesso, então crie a oportunidade perfeita para isso, que tal uma promoção?


RELACIONADOS

Image

Case L´Étape: a Jornada do Participante

13/12/2018 Cases
Um dos principais eventos esportivos do pais, consolidado ano após ano, é o L´Étape Brasil. Com estrutura de padrão internacional, foco na experiência do atleta e cenários de cartão postal, a etapa brasileira do [...]
Image

Aprendizados com a final da Libertadores que podem ser aplicados no seu evento

12/12/2018 Dicas
O maior evento de futebol da América Latina passou por momentos delicados nas últimas semanas e podemos tirar alguns aprendizados que se aplicam na organização de qualquer evento esportivo. O segundo jogo da final d[...]